NOTÍCIAS

Defesa Civil atualiza dados da enxurrada

09/03/2013 20:24

A Defesa Civil atualizou por volta das 20h deste sábado (09) a situação de Itajaí. O acumulado de chuva é de 159 milímetros (das 23h de sexta até às 20h de sábado). A comunidade rural do Brilhante II foi a mais afetada pela enxurrada. Na Itaipava a situação mais crítica foi na região da Rua Henrique Antônio Custódio.

 

Apenas uma família está desabrigada. São seis moradores do Brilhante II que estão instaladas em um abrigo montado na Chácara Vovó Carola, localizada na própria comunidade rural. Até o momento a Secretaria de Desenvolvimento Social já cadastrou 45 famílias desalojadas, sendo 24 famílias do Brilhante e 21 da Itaipava, um total de aproximadamente 180 pessoas.

 

No Brilhante II, na Rua Odair Polhein, um pontilhão foi completamente destruído, deixando famílias ilhadas. Já na Rua Augusto Burigo a água danificou a cabeceira da ponte, somente pedestres estão autorizados a atravessar o local. Diversos outros pontilhões sofreram pequenos danos.

 

A Estrada Geral do Rio do Meio - Rua Benjamim Dagnoni, segue interditada. A lâmina d´água na rua atingiu 1,20 metro, e começa a baixar.

 

Já foram doados 90 colchões, 90 cobertores, 90 lençóis, 90 toalhas de banho no Brilhante e o trabalho vai prosseguir no final de semana até que todas as famílias desalojadas sejam assistidas.

 

Os maiores acumulados de chuva foram registrados no Curso Antigo do Itajaí Mirim, na área rural, com 72 milímetros nas últimas 24h, e no Ribeirão Canhaduba com 68 milímetros. Apenas o Ribeirão da Canhanduba permanece em estado de emergência, porém o nível da água está diminuindo. Os demais pontos da telemetria estão normais.

 

A população pode acompanhar o nível dos rios através do site da Defesa Civil de Itajaí (defesacivil.itajai.sc.gov.br) no link Telemetria que é atualizado a cada dez minutos.

Aguarde