Enxurrada em Itajaí

09/03/2013 15:57

As chuvas que atingem Itajaí e região nas últimas horas provocaram alagamentos em determinados pontos da cidade, o que fez a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil colocar a cidade em estado de atenção. As localidades atingidas foram na área rural, formada por extrema morraria, e por isso, mais suscetível a deslizamentos de terra: Itaipava, Paciência, Brilhante I, Brilhante II e Limoeiro. Além de alagamentos em ruas e residências, foram registradas quedas de barreiras, muros e postes de energia elétrica.

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, na média das últimas 24 horas, choveu 29,8 milímetros no município. Mas, somente no intervalo de uma hora, entre meia noite e uma da madrugada deste sábado (09), houve o pico de chuva, com 59 milímetros registrados. No entanto, pelo nível dos estragos nas áreas mais afetadas, onde não há medição, a estimativa do coordenador da Defesa Civil, é que nesta hora mais crítica, o volume de chuva tenha chegado perto dos 100 milímetros. “Os moradores nos revelaram que foram surpreendidos em 15 minutos”, destaca.

Até o momento, cinco casas foram interditadas pela Defesa Civil: duas na comunidade do Brilhante II, duas na comunidade da Paciência e uma no KM 12. Dessas, três casas estão interditadas definitivamente e as outras duas, temporariamente, até nova avaliação detalhada por geólogos.

As duas famílias removidas de suas residências no Brilhante II estão instaladas em um abrigo montado na Chácara Vovó Carola. As demais, optaram por se dirigir para casas de parentes ou amigos.

Desde as primeiras horas deste sábado, além da Defesa Civil, a estrutura do Município está envolvida nos trabalhos de atendimento às famílias afetadas pela enxurrada, no levantamento e recuperação dos danos verificados. Participam da mobilização as secretarias de Obras, da Agricultura e do Desenvolvimento Social, mais a Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão da Itaipava, além do Semasa e do maquinário de todas as Coordenadorias Regionais de Atendimento ao Cidadão.

Riscos

A comunidade deve continuar atenta, pois segundo o Coordenador da Defesa Civil, existe a possibilidade de bastante chuva ainda atingir Itajaí e região até a próxima quarta-feira (13). Ainda neste sábado (09), no período entre 15 e 22 horas, por exemplo, é possível que ocorram novas chuvas, com intensidade de moderada a forte.

A Defesa Civil Municipal está em plantão permanente no telefone 199 ou no 3341-6199.