Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção devido às chuvas intensas

04/05/2022 17:15 Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção devido às chuvas intensas

As fortes chuvas registradas colocaram a Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção em função de alagamentos pontuais nas áreas mais baixas e ribeirinhas, além do solo permanecer encharcado com risco para deslizamentos.  Como o nível dos rios está em constante elevação o órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município durante 24 horas, além de vistoriar os pontos de alagamentos.

Os acumulados de chuva desde segunda-feira (02) somam valores acima de 115 milímetros e até o momento nenhuma ocorrência foi atendida pela Defesa Civil. No entanto, o órgão de proteção e segurança já mobilizou o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) para ficar de prontidão a partir da tarde desta quarta-feira (04).

“O sistema de baixa pressão segue mantendo a condição de chuva moderada a forte. O pico da maré alta será as 17h30, isso deve começar a represar as águas dos rios que estão descendo com grande volume e também já podem sair de seus leitos normais. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão com o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC)", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.

A Defesa Civil aconselha que em caso de movimento de terra ou rochas próximas às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve sair do imóvel. O órgão municipal ressalta que a população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio tempestades com ventos fortes e raios, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados. Em local abrigado, as pessoas devem ficar longe das janelas, além de desligar aparelhos eletrônicos. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pode ser acionada, 24 horas, pelo telefone 199.

___
Informações adicionais: