NOTÍCIAS

Semana começa com chuva forte e frio intenso em Santa Catarina

04/06/2012 08:56

Nesta segunda-feira (04) o céu fica encoberto com chuva na maioria das regiões catarinenses devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraná e Santa Catarina. A chuva mais forte está prevista para o leste do Planalto Norte e Litoral Norte, onde o acumulado pode chegar a 100mm. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, chuva moderada em alguns momentos, com acumulados entre 40 a 50mm. Nas demais regiões, a previsão é de 10 a 20mm em média.

 

Em Itajaí, nas últimas 24h, já choveu 24 milímetros. Nenhuma ocorrência foi registrada. O nível dos rios permanece normal. Mas a Defesa Civil orienta os moradores para que fiquem atentos à qualquer movimentação de terra ou princípio de alagamento.

 

Entre a terça e no início de quarta-feira ainda há condições de chuva mais volumosa no Litoral Norte, com acumulado em torno de 80mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Nas demais regiões do Estado, a previsão é de pouca chuva, alternando com períodos de melhoria.

A boa notícia é que no decorrer da quarta-feira, uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar avança por SC, afastando a instabilidade e declinando acentuadamente as temperaturas. Entre as madrugadas de quinta e sexta-feira, a temperatura será negativa no Planalto Sul, podendo chegar -6°C e com previsão de geada nas áreas altas do Estado, inclusive no Litoral, onde as temperaturas devem oscilar entre 4 e 8ºC.

Mar: o frio chega com ventos fortes de sul, com rajadas de 50 a 80km/h na quarta-feira e o mar ficará com ondas mais altas, com picos de 2.5 a 3.0m, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

A chuva mais intensa está prevista para o leste do Planalto Norte e no Litoral Norte, onde os acumulados podem chegar a 100mm. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a chuva será moderada em alguns momentos, com acumulados de 40 a 50mm em média. Temperatura baixa durante o dia (máxima) devido a cobertura de nuvens e chuva. Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Previsão para Itajaí:

Segunda-feira (04):
Encoberto com chuva (até 37 mm).
Temperatura: mínima 14º e máxima 18º
Vento: Girando de sul/sudeste pela manhã e sudeste à tarde, fraco a moderado com rajadas (até 21 km/h).
Estado do mar: Direção de sul com ondas de até 1,0 m.

Terça-feira (05):
Nublado com chuva ocasional (até 19 mm).
Temperatura: mínima 13º e máxima 18º
Vento: Girando de sudoeste/sul pela manhã e sul/sudeste à tarde, fraco com rajadas (até 18 km/h).
Estado do mar: Direção de sul com ondas de até 1,0 m com algumas séries maiores.

Quarta-feira (06):
Nebulosidade variável com sol. Chuva ocasional na madrugada/manhã (até 13 km/h).
Temperatura: mínima 11º e máxima 20º
Vento: Girando de sul/sudoeste pela manhã e sudoeste à tarde, fraco com rajadas (até 14 km/h).
Estado do mar: Direção de sul com ondas de até 1,0 m com algumas séries maiores.
 

Aguarde