NOTÍCIAS

Defesa Civil de Itajaí realiza terceira fiscalização de transporte de produtos perigosos em 2022

26/04/2022 17:24 Defesa Civil de Itajaí realiza terceira fiscalização de transporte de produtos perigosos em 2022

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compdec) realizou a terceira operação de fiscalização do transporte de produtos perigosos no Município de Itajaí em 2022. A ação de caráter preventivo aconteceu na terça-feira (26) na Rua Benjamin Dagnon, no bairro Rio do Meio. Ao todo, foram realizadas 50 abordagens durante a fiscalização.

Durante a iniciativa, 19 veículos que transportavam produtos perigosos foram abordados e os condutores receberam orientações sobre este tipo de transporte, além de como proceder com a regularização de infrações. Durante a ação também foram emitidas 35 autuações pela legislação de produtos perigosos e duas pelo código de trânsito brasileiro.

"É necessário que as empresas que realizam o transporte de produtos perigosos se conscientizem da importância da adequação à legislação vigente, principalmente devido aos riscos inerentes à atividade”, explica o coordenador da COMPDEC, Julcemar Martinho Ferreira.

O transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros) deve seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Município de Itajaí concentra um grande número de empresas que trabalham ou transportam produtos perigosos. Por isso, a documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes.

A fiscalização foi realizada pela Defesa Civil de Itajaí em parceria com a ANTT, Polícia Militar Ambiental, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMAl, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Brusque, Codetran e Vigilância Sanitária do município. 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde