Defesa Civil de Itajaí participa do mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio

11/04/2022 13:48 Defesa Civil de Itajaí participa do mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio

O mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti foi retomado neste sábado (09) após dois anos de suspensão devido à pandemia. A ação, que está na sua nona edição, mobilizou mais de 1.200 voluntários. Durante o evento, foram recolhidos materiais, orgânicos e recicláveis, retirados pelos participantes do Rio Itajaí-Açu, Baía Afonso Wippel, avenida Beira-Rio, Molhes e Praia do Atalaia.

Promovido pelo Município de Itajaí, através do Semasa e do Porto e com apoio de diversos órgãos públicos e privados, o Juntos Pelo Rio é alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março) e ao Dia Mundial da Terra (22 de abril). Também participaram da ação neste ano onze embarcações.

Além do mutirão de limpeza, a nona edição do evento promoveu oficinas de educação ambiental ministradas na sede da Associação Náutica de Itajaí (ANI). No local, o Colégio Unificado e o Programa de Controle da Dengue realizaram ações de conscientização. O evento ainda promoveu uma blitz educativa sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti com participação dos agentes de endemias do município, agentes de trânsito da Codetran e o Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré.

O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, comentou sobre a importância e o legado que a nova edição do Juntos Pelo Rio proporciona. “Mais do que a quantidade de lixo que podemos recolher no dia de hoje, o exemplo que vocês deixam é o mais importante. Mais do conhecimento que move a humanidade, o exemplo é o maior propulsor de ações humanas. Muito obrigado a todos que participaram deste evento e se esforçam para melhorar a qualidade de vida da sociedade itajaiense”, completou o vice-prefeito.

Uma das novidades do retorno do mutirão Juntos pelo Rio é a realização de um diagnóstico dos resíduos recolhidos em parceria com o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univali. O estudo tem o objetivo de identificar quais os geradores dos resíduos para atuar na causa do problema e promover soluções.

A Defesa Civil do Município também ressalta o seu novo Projeto (Rios Monitoramento Ambiental), implantado neste ano. O presente projeto visa realizar a fiscalização dos rios de Itajaí SC, para assim conscientizar a população e empresas, a não jogar lixo e resíduos nas margens dos rios e tão pouco nos rios, também a construção irregular na região ribeirinhas dos rios de Itajaí, para assim diminuir a poluição em nossos rios.

Tem como objetivo recolher resíduos e lixos nos rios e margens quando assim avistados, notificar e informar os órgãos competentes quando houver construção ilegal e empresa e esgoto despejando lixo e resíduos nos rios.

Voluntários se engajam no mutirão

Neste ano, o Juntos Pelo Rio mobilizou 1.200 voluntários. São estudantes, servidores públicos, professores, profissionais liberais, ambientalistas e a população em geral. O grupo se dividiu em vários locais do município para recolher resíduos.

Chamando a atenção para os materiais recolhidos, o voluntário Marcos C. relatou ter achado até garrafas cheias de urina, além de roupas íntimas e móveis usados ao redor dos locais de foco do evento. “Este tipo de material surpreendeu o grupo de voluntários que participei, saímos do evento com uma perspectiva e voltamos com outra. A iniciativa da Prefeitura é de grande valia para futuras gerações e para manutenção de pontos turísticos da cidade”, completou o voluntário.

A 9ª edição do mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti contou com apoio da Marina Itajaí, Allog, Poly Terminais, Braskarne, Trocadeiro, Defesa Civil, OGMO, APM Terminals, Gomes da Costa, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), agentes de trânsito da Codetran, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Programa de Controle de Dengue de Itajaí, Vale Indústria, Equilibrios, Valle Ambiental, Hobbyshare, Recicla Itajaí, NGI Sul - Ferry Boat, Univali, Portonave, Multilog, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Agenda 21, Dracares, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Cooperfoz, Ecolitoral, Unificado, MSC, Medlog, Barra do Rio, Associação Empresarial de Itajaí, D. Muller e Slice, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Allber Engenharia e Ambipar Response.

Fonte: SECOM/PMI