Defesa Civil lança Cartilha de Desastres: A Importância da Prevenção

14/12/2021 19:45 Defesa Civil lança Cartilha de Desastres: A Importância da Prevenção

O Município de Itajaí, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, lançou a primeira edição da Cartilha de Desastres: A Importância da Prevenção. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira (14), na sede da Defesa Civil, localizada no bairro Cidade Nova. Durante o lançamento também foram apresentados os dois novos projetos do órgão de segurança e proteção para 2022: Rios Monitoramento Ambiental e Despertando para o Amanhã.

“A cartilha preparada pela Defesa Civil de Itajaí contém dicas e procedimentos para ajudar o cidadão a saber o que fazer e como evitar riscos em uma situação de emergência. O material será distribuído para toda população, comércios, escolas”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira. “Os novos projetos para 2022 também ajudarão na conscientização dos moradores sobre os cuidados com o meio ambiente e levarão informações de prevenção para entidades do município”, completa.

ACESSE NOSSAS CARTILHAS EM : https://defesacivil.itajai.sc.gov.br/cartilhas

Novos projetos

O projeto Rios Monitoramento Ambiental visa realizar a fiscalização dos rios da cidade para conscientizar a população e as empresas da cidade a não jogar lixo e resíduos de forma inadequada. A iniciativa ainda irá monitorar a construção irregular nas regiões ribeirinhas de Itajaí.

Já o Despertando para o Amanhã tem como objetivo promover o estudo do tema “Noções Gerais de Defesa Civil” nas entidades de acolhimento institucional da cidade, como asilos, casas de recuperação, entre outros. A intenção é realizar palestras com todos que fazem parte destas organizações sobre a importância da prevenção e preparação em casos de desastres ou eventos adversos.

“Estas ações demonstram a grande integração entre todos os elos do município. Iniciativas como essa fortalecem toda a nossa região e são extremamente necessários para cada vez mais dar visibilidade e conhecimento para a comunidade sobre o trabalho da Defesa Civil”, ressalta o coordenador regional de proteção e Defesa Civil, Daniel Bazanella Cardoso, que prestigiou o lançamento da cartilha e projetos.

As ações, idealizadas por meio da gerência de prevenção e preparação da Defesa Civil, vão integrar a grade de projetos do órgão em 2022. As novas iniciativas vão se juntar às já realizadas, como o Defesa Civil na Escola e o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A previsão é que os novos projetos comecem a ser colocados em prática em janeiro do próximo ano.

“O trabalho de prevenção precisa do envolvimento também da população, por isso é fundamental a criação desta cartilha e desses dois novos projetos”, destacou o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.

Fonte: PMI/SECOM
Link da fonte: https://defesacivil.itajai.sc.gov.br/download.php?id=42