NOTÍCIAS

Aviso de Frio Intenso

28/06/2021 13:46 Aviso de Frio Intenso

Uma frente fria vem se deslocando pelo nosso estado, ela traz muitas nuvens e chuva até madrugada de terça-feira (29). Logo em seguida a chegada uma massa de ar polar pelo oeste trazendo muito frio para todas as regiões e neve na serra. 

O frio já chegou nessa segunda-feira (28), mas se intensifica a partir de terça-feira (29). Temperaturas mínimas entre 4 e 9°C e máximas entre 15 e 21°C para Itajaí até o fim de semana.

A semana começará mais ventosa, predomínio dos ventos de sudoeste e sul até quinta-feira com rajadas fortes de até 55 km/h para esse período. 

Em nossas praias predomínio das ondas de leste para essa segunda e terça-feira com até 1,5 metros ainda com risco de ressaca e alagamentos costeiros e erozão. Fora da costa agitação marinha com ondas variando entre 2,5 e 5 metros.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura.

Edificações: Infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

A Defesa Civil ainda reforça as recomendações por conta da queda nas temperaturas e permanência do ar polar que afeta o Estado.

Recomendações da Defesa Civil:

Onda de Frio: Atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Frio intenso para os próximos dia em Itajaí, temperaturas entre 4 e 6°C. O serviço de proteção social está disponível 24h e quando a população identificar algum caso de vulnerabilidade pode acionar a abordagem social pelos telefones de plantão (47) 9 9919-8961 e 9 8807-6484 que também são WhatsApp. As pessoas que necessitam de auxílio nos dias de frio intenso são encaminhadas para a Casa de Apoio, Centro Pop ou Abrigo de inverno.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - SALA DE MONITORAMENTO 24H

GERENCIA DE PREVENÇÃO E PREPARAÇÃO - COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199.

Fonte: Univali

Download das fotos em alta resolução

Aguarde