O outono começará neste sábado 20/03/21 às 06h38min.

18/03/2021 15:06 O outono começará neste sábado 20/03/21 às 06h38min.

A estação marca a transição entre o verão e o inverno, e são comuns: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima do ar); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. Outra característica marcante na estação é a sensível diminuição do volume de chuva nesse período, sobretudo nos meses de abril a junho.

Neste outono de 2021 persiste a atuação da La Niña, porém com enfraquecimento nos próximos meses. Devido à influência do fenômeno, o frio deve começar mais cedo e a previsão é de temperatura abaixo da média nos meses de abril e maio, com a chegada de massas de ar frio mais intensas, com formação de geada ampla, atingindo mais regiões do estado. Em relação à chuva, a previsão é de totais próximos a abaixo da média climatológica. Não esqueça: chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, ondas de frio e períodos de estiagem podem ocorrer no outono de 2021.

Os modelos nacionais e alguns internacionais indicam chuva abaixo da média histórica para o trimestre de abril, maio e junho. Os nacionais colocam anomalias negativas de 40 a 50 mm, e probabilidade entre 40 e 45% abaixo da média. Um dos modelos do National Centers for Environmental Prediction/NCEP/National Weather Service/NOAA coloca diferentemente dos demais, chuva entre 5 e 20 mm acima da média para abril, entre 5 e 20 mm abaixo da média para maio, e entre 20 e 40 mm acima da média para junho. Todos os modelos indicam temperaturas na média e acima da média histórica.

Figura 1: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

A média histórica da precipitação para nossa região é de 121, 117 e 106 mm no trimestre. A média das temperaturas máximas e mínimas demonstram melhor o comportamento das temperaturas. As máximas para o trimestre de abril/maio/junho são de 27/24/22°C respectivamente, e as mínimas de 18/15/13°C.

O registro do vento predominante para a estação é de sudoeste para os três meses. O segundo vento com maior frequência é da direção de nordeste. A média da umidade relativa do ar é superior a 85%.

Lembrando que é uma estação de transição, ou seja, na sua primeira metade mantém a cara do verão, na segunda do inverno. Ocorre também o aumento das passagens de frentes frias.

Acompanhe a atualização dos avisos e alertas meteorológicos e na página da Defesa Civil de Itajaí e redes sociais.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - SALA DE MONITORAMENTO 24H.

GERENCIA DE PREVENÇÃO E PREPARAÇÃO - COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199.

Fonte: UNIVALI / EPAGRI.