NOTÍCIAS

INIS realiza revitalização do Rio Itajaí-Mirim

01/02/2021 13:50 INIS realiza revitalização do Rio Itajaí-Mirim

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) iniciou na quinta-feira (28) a revitalização do Rio Itajaí- Mirim em seu trecho natural. O serviço de limpeza consiste em remover a vegetação do leito do rio e diminuir a retenção da vazão das águas. A revitalização será realizada desde a bifurcação do rio no bairro Itaipava até o encontro com o curso retificado na Barra do Rio.

A revitalização é necessária porque, com o passar do tempo, a vegetação sobrenadante se acumula ao longo do leito do Rio Itajaí- Mirim e, em determinados pontos, há também mau cheiro causado pela decomposição natural das plantas. Além da matéria vegetal, a ação vai remover resíduos sólidos que estão sobre a superfície do rio para serem destinados a aterros sanitários licenciados. O prazo da revitalização é de 60 dias, podendo ser prorrogado.

O analista ambiental do INIS, João Castro, salienta que após a conclusão do serviço haverá melhora significativa na oxigenação das águas do rio Itajaí-Mirim. “Reduzindo a presença dessa vegetação no leito do rio, há mais incidência de raios solares e a diminuição dos odores produzidos pela decomposição do material em excesso. Além disso, a revitalização vai melhorar a passagem de pequenas embarcações que são utilizadas pelas populações ribeirinhas”, explica João Castro.

O Município de Itajaí reforça que todos os cuidados ambientais estão sendo observados e que não será realizada a escavação nas bordas do rio durante a revitalização. A empresa responsável pelo serviço utiliza um guindaste hidráulico e, para remoção da vegetação, uma balsa, onde o material recolhido é armazenado. Portanto, não há movimentação de volumes de terra, tampouco será feita modificação do traçado natural do rio.

Fonte: PMI
Link da fonte: https://itajai.sc.gov.br/noticia/26114/inis-realiza-revitalizacao-do-rio-itajai-mirim

Download das fotos em alta resolução

Aguarde