Defesa Civil e órgãos de segurança atuam em deslizamento de terra em Itajaí

21/01/2021 22:22 Defesa Civil e órgãos de segurança atuam em deslizamento de terra em Itajaí

As equipes da Defesa Civil de Itajaí, com o apoio das Secretarias de Obras e Agricultura, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária, atenderam na tarde desta quinta-feira (21) um deslizamento de terra com obstrução de parte da rodovia Antônio Heil no Km 15, no bairro Brilhante em Itajaí.

Devido às chuvas constantes nos últimos dias, o órgão de segurança segue em estado de atenção e monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do Município. Com o solo encharcado, há risco de novos deslizamentos e alagamentos pontuais em áreas ribeirinhas, mas até o momento esta foi a única ocorrência atendida pela Defesa Civil de Itajaí.

O tempo segue instável na cidade com céu encoberto e condição para chuva persistente com intensidade variando entre fraca a moderada até sábado (21), devido à formação de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão. A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de sua residência e acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros.

“Neste momento a nossa maior preocupação é em relação a possíveis deslizamentos de terra próximos das encostas devido ao volume de chuva dos últimos dias. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.

Conforme o órgão municipal, os acumulados de chuva nos últimos dias já somam 160 milímetros na cidade e a previsão é que até na sexta-feira (22) à noite chova mais 100 milímetros. Em relação ao nível dos rios tanto o Itajaí-Mirim, responsável por receber as águas que vem de Botuverá e Brusque, quanto o Itajaí-Açu, responsável por receber as águas de Rio do Sul e Blumenau, permanecem dentro da normalidade.

Os boletins informativos da Defesa Civil de Itajaí podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelo Facebook.

Informações adicionais:
Defesa Civil