NOTÍCIAS

Frente fria avança por SC e provoca temporal isolado nesta quarta-feira

30/05/2012 15:03

O tempo mudou nesta quarta-feira (30) em Santa Catarina. O avanço de uma frente fria pelo estado provoca chuvas com trovoadas da região oeste até o litoral sul desde o turno da manhã, e no decorrer do dia nas demais regiões. A chuva prevista deve ocorrer de forma mal distribuída variando entre 10 e 30 milímetros, com aumento especialmente nas regiões mais próxima do Rio Grande do Sul. Há risco de temporais e vento com rajadas acima de 60km/h, além de granizo isolado. Entre o período da tarde e da noite, o vento se desloca para o sul e a temperatura tende a diminuir, porém o frio continua.

O tempo começa a melhorar entre quinta (31) e sexta-feira (1º), e a temperatura varia entre 0° e 4°C, com possibilidade de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

Após o deslocamento da frente fria, a altura das ondas aumenta com picos entre dois e três metros, colocando em risco a navegação de pequenas embarcações. A condição não é favorável à ressaca.

Ainda, com a diminuição da temperatura e a chegada do vento sul, a expectativa para os pescadores de maiores capturas de tainhas se renova nos próximos dias. Com a passagem desta frente fria, ocorre à entrada de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil, o qual provocará a queda na temperatura e a mudança na direção do vento para sul. Este vento faz com que água mais fria do Sul da América do Sul chegue à costa catarinense e com ela os cardumes de tainhas. A temperatura superficial do mar na costa catarinense está semelhante a do ano passado em torno de 20 e 22°C.

Já nesta quinta-feira (31), uma massa de ar frio e seco avança pelo Rio Grande do Sul, influenciando as regiões oeste e sul de Santa Catarina, onde o sol volta a predominar. Nas demais regiões, as nuvens ainda aparecem na madrugada e início do dia, e há chance de chuva isolada, especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte ao longo do dia, mas de intensidade fraca.

A temperatura segue mais baixa, especialmente no oeste e sul do estado. Os ventos giram de sudoeste a sudeste, com velocidade de fraco a moderado e rajadas.
 

Aguarde