NOTÍCIAS

Defesa Civil inicia trabalhos de mapeamento de encostas no Bairro Nossa Senhora das Graças.

11/02/2013 10:05

A Defesa Civil deu inicio na última terça feira (05/02) ao mapeamento de encostas do Bairro Nossa Senhora das Graças. O primeiro dia de trabalho serviu para mapeamento de todas as vielas existentes no local através do uso de aparelhos de GPS (sistema de posicionamento global), possibilitando a elaboração de um mapa preciso do local, que será dividido em setores para continuidade dos trabalhos.

 

A partir deste ponto os trabalhos seguem através da coleta de dados em campo, onde todas as casas existentes serão vistoriadas para identificação de áreas susceptíveis a escorregamentos de terra. Com base nas informações coletadas, será atribuído para cada residência um determinado grau de risco que servirá de base para o trabalho de monitoramento por parte da Defesa Civil, principalmente em períodos de chuvas.

 

Esse trabalho possibilitará também a Defesa Civil a desenvolver atividades futuras de caráter informativo e educativo com a população local, visando à adoção de práticas de prevenção que minimizem ao máximo o risco de ocorrências relacionadas a escorregamentos de terra.

 

Os trabalhos no local devem durar aproximadamente de dois a três meses.

 

O trabalho de mapeamento de encostas na cidade de Itajaí teve seu inicio no ano de 2011, sendo que já foram mapeadas as encostas existentes no Limoeiro, Carvalho e Vila da Paz. A iniciativa além de ser uma das metas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí, atende as exigências da Lei Federal nº 12.608, de 10/4/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. 

Aguarde