Conselho Municipal realiza primeira reunião de 2013

28/01/2013 16:23

Na manhã da última quarta-feira (23) foi realizada a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Defesa Civil. Durante o encontro foi apresentado o balanço das atividades realizadas de 2009 a 2012 e também aprovada por unanimidade a permanência de Everlei Pereira na coordenação da Defesa Civil de Itajaí.

Com a reestruturação da Defesa Civil realizada em 2009, Itajaí passou a ser destaque no cenário nacional pelos investimentos que vem realizando na área. Dentre eles, a instalação do Sistema de Telemetria, que monitora os rios em oito pontos estratégicos da cidade. A informação é repassada em tempo real para a população através do novo site da coordenadoria. Outra conquista foi a contratação de dez agentes de defesa civil através de concurso público. “Criamos uma Defesa Civil que, além de capacitada, possui um corpo técnico independente da gestão municipal. Hoje, Itajaí é citada como exemplo para diversas cidades do país pela sua organização e eficiência” destacou o prefeito.

Nesses quatro anos, a Defesa Civil também iniciou importantes projetos para capacitar a população em caso de desastres naturais. Dentre eles, o Defesa Civil na Escola que capacitou mais de 5.500 estudantes e comunidade escolar, e o Projeto Vidas que atendeu cerca de cem ocorrências de ocupação irregular. Também foram realizados os primeiros simulados de evacuação de escolas e de áreas de risco e o mapeamento de abrigos, cotas de inundação e de risco de encosta. “Nossa meta não é apenas manter, mas também ampliar o trabalho que está sendo realizado em defesa civil” afirmou o prefeito.

O Conselho Municipal de Defesa Civil é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. São eles: Gabinete do Prefeito, Segurança do Cidadão, Famai, Urbanismo, Obras, Saúde, Desenvolvimento Social, Procuradoria-Geral do Município, ACII, 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Itajaí, Univali, SEMASA, Habitação, SDR, UNAME e CDL.