BOLETINS METEOROLÓGICOS

Previsão climática para 3 meses em Santa Catarina

21/12/2012 12:31

O verão no Hemisfério Sul começou neste dia 21/12 às 08h e 11min.

A previsão para o trimestre Jan/Fev/Mar é de chuva próxima a média climatológica em Santa Catarina. No trimestre, a média climatológica mensal varia de 150 a 240mm. A distribuição da chuva deve ser irregular especialmente no tempo, o que significa que podem ocorrer períodos mais secos de 4 a 7 dias sem chuva e também acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, com temporais isolados, que por vezes os valores de um dia se aproximam da média esperada para o mês. Essa previsão tende a mudar o cenário de estiagem observado em novembro e dezembro no Estado.

No verão, as frentes frias normalmente passam por Santa Catarina com pouca atividade chuvosa e deslocamento rápido, e as chuvas que predominam são as convectivas (chuvas de verão, rápidas e isoladas, que ocorrem especialmente entre a tarde e início da noite).

Com relação a temperatura a previsão é temperatura acima da média climatológica, ou seja um verão mais quente do que o normal. No trimestre são esperadas pelo menos uma a três ondas de calor com quebra de recorde, período prolongado com dias consecutivos de calor intenso com temperaturas de 38°C até 40°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Na área oceânica do Pacífico Equatorial Leste, região de monitoramento do ENOS (El Niño Oscilação Sul) pode se dizer que as águas superficiais estão próximas a normalidade, sem aquecimento ou resfriamento significativo, como mostra Figura 1 e 2. Os padrões de circulação atmosférica de grande escala apresentaram um padrão próximo à climatologia em praticamente toda a faixa Equatorial do Pacífico. Estes padrões atmosféricos e oceânicos estão associados a condições de neutralidade do fenômeno El Ninõ e não devem mudar até o inicio do ano de 2013, portanto a previsão é de neutralidade climática para o verão.

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em novembro de 2012

Figura 2 - Anomalia da TSM no oceano Pacífico, entre 12 e 19/12/2012