Simulado de desastres naturais reúne cerca de 100 pessoas

08/12/2012 20:20

Até o tempo colaborou com o Simulado de Desastres Naturais da Defesa Civil de Itajaí. Às 17h deste sábado (08) quando soou o alerta para os moradores da Vila da Paz, no Nossa Senhora das Graças, começaram a cair os primeiros pingos de chuva, deixando a ação ainda mais real.

Aos poucos os moradores deixavam suas casas e seguiam para um ponto de encontro, onde eram resgatados por veículos da defesa civil, bombeiros, polícia militar e jipe clube, e levados até o abrigo localizado no ginásio de esportes do Parque Dom Bosco. Lá, eram recebidos e cadastrados por voluntários da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Cerca de cem moradores participaram da ação. Famílias inteiras fizeram questão de sair de casa e aprender como agir em caso de emergência. Dona Erundina de Fátima Rosa, de 55 anos, mora na Vila da Paz desde que nasceu. Ela participou do simulado junto com seus filhos e netos, um total de quinze pessoas. “Graças a Deus a gente nunca passou por uma situação dessas, mas a gente tem medo de não saber como agir se chover muito, desmoronar ou der uma ventania muito forte” conta. Ieda Venâncio Rosa, uma das filhas de Erundina aprova a iniciativa. “É muito importante porque agora sabemos o que fazer. A Defesa Civil mostrou que se importa com a gente” fala.

No abrigo, os participantes assistiram uma apresentação reforçando de que maneiras eles devem agir nas situações mais adversas de desastres naturais e conheceram o trabalho da Defesa Civil. Além disso, puderam usufruir de serviços gratuitos de corte de cabelo e saúde. Já as crianças participaram de atividades recreativas. Todos ganharam lanche no final do treinamento.

Na comunidade da Vila da Paz moram cerca de 120 famílias. As residências estão em área de encosta, sujeitas a desmoronamentos. “Tivemos uma boa participação da comunidade. Este é o segundo simulado que realizamos em Itajaí, e com certeza faremos outros para capacitar cada vez mais a população, e prepara-la para agir em casos de desastres naturais”, avalia o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira. Ele ainda ressalta que agora esses moradores serão multiplicadores para os demais que não puderam participar deste simulado.

Representantes da Defesa Civil Nacional estiveram presentes no simulado, que encerra o ciclo de simulados de prevenção em desastres naturais iniciados em novembro pelo o Ministério da Integração Nacional. Itajaí foi a única cidade catarinense que entrou no calendário nacional. “É uma medida preventiva. Agora a população já tem a capacidade de reconhecer os alertas e alarmes de emergência e saber para onde ir e o que fazer em caso de evacuação” fala o agente da Defesa Civil Nacional, Daniel Martins.

Informações Adicionais:
Defesa Civil: 3341-6199