BOLETINS METEOROLÓGICOS

08/12/2012 17:20

Comunicado Oficial nº 2

Simulado – Vila da Paz – 08/12/2012

Segundo o CENAD, através do CEMADEN (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ainda persiste a situação de RISCO MUITO ALTO para deslizamentos de solo no município de Itajaí-SC, motivo pelo qual, o município entrou em situação de Emergência, às 17horas e 17minutos do dia 18/12/2012. Antes disso, agentes da Defesa Civil deste município realizaram, às 16horas e 55minutos do mesmo dia, a evacuação PREVENTIVA da Comunidade Vila da Paz cujo ponto de encontro da comunidade foi a Igreja Assembleia de Deus, localizada na própria localidade. Às 17 horas, foi realizada a ativação do abrigo Parque dom Bosco, situado no bairro Dom Bosco, na Rua Brusque nº 1333. Primeiramente, cerca de 48 pessoas foram  deslocadas, através de 2 jeepes da instituição Itajaí 4x4, às 17horas e 30minutos, até aos fundos do presídio para um micro ônibus da empresa Coletivo Itajaí, com capacidade para 30 pessoas, posicionado às 17horas e 03minutos, próximo ao presídio na rua Pedro José João, o qual realizou o deslocamento da comunidade às 17horas e 39minutos, com 48 pessoas a bordo, chegando ao local de abrigo às 17horas e 42minutos. Posteriormente, mais 37 pessoas embarcaram no mesmo coletivo, o qual chegou ao destino de abrigo às 18horas e 05minutos, totalizando 85 pessoas que receberam alimentação, brindes e participaram de palestras sobre prevenção de desastres. Estiveram presentes também as seguintes instituições para apoio à comunidade evacuada preventivamente:

• Defesa Civil Nacional;
  • Defesa Civil de Santa Catarina;
  • Defesa Civil de Itajaí;
  • Coordenadoria Regional de Defesa Civil;
  • CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para cadastramento junto ao local de abrigo;
  • Secretaria de Saúde para a realização de atividades pertinentes à respectiva área de atuação;
  • Secretaria de Desenvolvimento Social para cadastramento da população abrigada;
  • Sesi para realização de atividades lúdicas com crianças;
  • Senac para prestação de serviços junto à comunidade abrigada;
  • CODETRAM para organização do trânsito próximo ao abrigo, com 4 viaturas;
  • Polícia Militar com a finalidade de realizar rondas para maior segurança ao local simulado, com 2 viaturas;
  • Corpo de Bombeiros Militar para auxílios e resgates, com 1 viatura;
  • Renner (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores).

O município ainda apresenta ligeira subida do nível dos rios em relação ao último boletim oficial, gerando  inundações em algumas ruas do Cordeiros, especificamente na localidade do Brejo; e também no Canhanduba, totalizando 56 casas afetadas. Até o momento, não houve novos deslizamentos de solo. Segue abaixo nível dos rios e ribeirões conforme dados da telemetria desta COMDEC.

• DC 01: CEPSUL: 1,80m.
  • DC 02: TEPORTI: 3,30m.
  • DC 03: SEMASA – Rio Itajaí Mirim Retificado: 2,50m.
  • DC 04: VITALMAR – Rio Itajaí Mirim Retificado e curso antigo: 2,00m.
  • DC 05: Rio Itajaí Mirim Curso Antigo (Itaipava): 1,95m.
  • DC 06: CLUBE: 2,00m.
  • DC 07: TEPORTI: 1,47m.
  • DC 08: Ribeirão Canhanduba: 1,85m.

Segue a previsão de Maré Astronômica:

• 05h04min - 30 cm.
  • 11h31min - 80 cm.
  • 17h14min - 30 cm.
  • 22h12min - 90 cm.

Quanto à situação no alto vale do Itajaí, as barragens se encontram em níveis ligeiramente alterados, conforme dados abaixo:

• Barragem Oeste-Taió: 7 Comportas, todas abertas,

Percentual de Uso Atual: 12,52%;

Situação atual: Normal

• Barragem Sul – Ituporanga: 5 Comportas, todas abertas,

Percentual de Uso Atual: 28,15%;

Situação atual: Normal

• Barragem Norte – José Boitex: 2 Comportas, todas abertas,

Percentual de Uso Atual: 5,02%.

Situação atual: Alerta.

A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de sua residência e acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

A Defesa Civil de Itajaí recomenda acompanhar os boletins meteorológicos desta COMDEC.

Informações Adicionais:

Everlei Pereira – Coord. de Defesa Civil: 3341-6199