Defesa Civil vai realizar exercício simulado de desastre na Vila da Paz

05/12/2012 16:08

Preparar a comunidade para reagir de forma rápida e eficaz em caso de desastre. É com esse objetivo que a Defesa Civil de Itajaí estará realizando um exercício simulado de desabamento de encosta na localidade da Vila da Paz (atrás do Presídio), no próximo sábado, dia 08, às 17 horas. O exercício está sendo promovido em conjunto com a Defesa Civil Nacional, que vai enviar uma comitiva à Itajaí para acompanhar o evento.

A Vila da Paz é uma comunidade que reúne cerca de 200 famílias instaladas em região de encosta, atrás do Presídio Municipal do bairro Nossa Senhora das Graças. A região é de difícil acesso para veículos de grande porte e é considerada área real de risco.

O Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, explica que com a aproximação da época de chuvas, a Defesa Civil nacional está propondo a preparação não só dos órgãos de Defesa Civil como também de moradores de região de risco para o caso de desastre. “Há uma tendência natural do cidadão em permanecer em sua residência mesmo em situação iminente de desastre. Nossa missão é convencê-lo a adotar medidas de prevenção, como por exemplo a evacuação da área de risco até que o cidadão possa voltar às sua residência com segurança”, explica.

No simulado do próximo sábado, a Defesa Civil vai disparar um alerta de emergência para a comunidade da Vila da Paz. Os moradores deverão fechar suas casas e ir até o ponto de encontro (no pátio da pequena igreja evangélica da comunidade), de onde serão transportados até um abrigo seguro (no Parque Dom Bosco). No abrigo os moradores serão cadastrados e permanecerão até que sejam levados de volta para a comunidade.

Pereira explica que, para motivar a comunidade à participar do exercício, serão oferecidos alguns atrativos na região do abrigo. As crianças contarão com serviço de recreação e os adultos poderão contar com exames de pressão, corte de cabelo e assistir alguns exercícios do Corpo de Bombeiros.