Itajaí terá oficina de preparação para o período das chuvas na próxima semana

22/11/2012 14:56

Itajaí recebe na próxima segunda e terça-feira (26 e 27), na AMFRI, a oficina de Preparação para o Período de Chuvas, da Secretaria Nacional de Defesa Civil em parceria com a AMFRI. A capacitação, voltada a técnicos e gestores em Defesa Civil, visa criar multiplicadores para construção do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e de Simulados de Preparação para Desastres.

A Defesa Civil de Itajaí irá participar da capacitação, que terá como temas o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), e o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Também serão realizados simulados com os participantes. No primeiro semestre, os nove estados do Nordeste sediaram os simulados envolvendo mais de 1.200 participantes. Estes treinamentos, muito comuns em países como Estados Unidos, foram intensificados pelo Ministério da Integração Nacional em 2011, com a realização de simulados em vários estados, como Paraná e Rio Grande do Sul.

Em Itajaí, os moradores do bairro Limoeiro participaram no mês passado do primeiro simulado de deslizamento realizado na cidade pela Defesa Civil Municipal. O bairro Nossa Senhora das Graças será o próximo. A capacitação com a comunidade já começou.