NOTÍCIAS
Defesa Civil de Itajaí ganha destaque internacional
09/11/2012 16:16Desde 2011, os rios que cortam Itajaí são monitorados por um sistema de telemetria instalado em oito pontos estratégicos da cidade. Através de um sensor a telemetria mede o volume de chuva e o nível do rio, enviando os dados em tempo real para a Defesa Civil que consegue alertar com antecedência a população sobre o risco de alagamento ou enchente. Este sistema, bastante utilizado para a pesquisa, em Itajaí foi instalado para o monitoramento de desastres, o que fez da cidade pioneira no país.
A iniciativa, reconhecida principalmente após a enchente de 2011, será apresentada na próxima semana no “Understanding Risk Brasil 2012 - URBR - Entendendo o Risco”, que ocorre de 12 a 14 de novembro em Belo Horizonte (MG). O evento promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, e o Banco Mundial reúne especialistas internacionais e nacionais que apresentarão uma gama de abordagens e a possibilidade de conhecer e trocar experiências com agentes técnicos e tomadores de decisão que atuem no campo da gestão de riscos e desastres no Brasil.
O Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, irá ministrar palestra no dia 13 (terça-feira) com o tema principal “Criando Mecanismos para o Enfrentamento das Inundações com Vistas ao Desenvolvimento Urbano” e apresentar o histórico de enfrentamento de inundações em Itajaí. “Seremos a única Defesa Civil Municipal do país que irá abordar este tema. É o reconhecimento de um trabalho iniciado em 2009 com a criação da Coordenadoria de Defesa Civil de Itajaí, e que está mostrando resultados” informa Everlei.
O URBR segue a linha dos eventos organizados pelo Grupo de Trabalho Mundial Understanding Risks cuja visão primordial é o fomento de uma rede internacional de especialistas e práticos para o desenvolvimento, troca de conhecimentos, boas práticas e inovações no campo da gestão de riscos.
Informações Adicionais:
Defesa Civil: 3341-6199