O 1º Simulado de Evacuação de Itajaí é realizado com sucesso

28/10/2012 05:22

A Defesa Civil de Itajaí realizou com sucesso o Simulado envolvendo a população do Bairro Limoeiro, mais de 120 pessoas se reuniram no salão paroquial da Igreja São Sebastião após o toque de três buzinas de ar em pontos estratégicos do bairro.

Depois de reunidos e cadastrados no salão paroquial, que desempenhou a função de abrigo já que se tratava de uma situação de emergência, os participantes do simulado puderam conferir em frente à encosta da Igreja um resgate no caso de soterramento realizado pelo Corpo de Bombeiros com o auxílio de um cão farejador. Finalizando essa atividade houve uma confraternização com a comunidade.

O objetivo do simulado era orientar a população sobre como agir em momentos de crise durante possíveis ocorrências de deslizamentos e outros desastres naturais.

O projeto iniciou com uma capacitação, com duração de cinco semanas, onde foi realizado um mapeamento de toda a encosta do bairro Limoeiro para identificar as áreas mais vulneráveis. E além da atuação da Defesa Civil, as agentes comunitárias de saúde também auxiliam no processo, mobilizando os moradores da região.

O sábado finalizou de forma exitosa um longo trabalho com toda a comunidade do bairro que envolveu as instituições de ensino: C. E. I. Antônio Merlo e E. E. B. Carlos Fantini, o mapeamento das áreas de risco feito pela Defesa Civil e a capacitação da comunidade realizada através da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

É importante ressaltar a integração de diversos órgãos que compareceram no exercício em conjunto com a Defesa Civil de Itajaí e Defesa Civil de Brusque: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Coordenadoria de trânsito de Itajaí e Brusque, Secretaria de Saúde de Itajaí e Brusque, Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajaí e Brusque, além de um vasto corpo de voluntários que estavam auxiliando no ordenamento da atividade, dentre eles os Radioamadores de Brusque e a RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Coordenador Itajaí).