Agentes da Defesa Civil de Itajaí participam de simulado de desastre aéreo

19/10/2012 15:34

Um alerta no alto-falante deu início à simulação de desastre aéreo no aeroporto de Navegantes. Na pista de pouso e decolagem, um helicóptero envolto a muita fumaça, e no chão diversas vítimas. A missão dos cerca de 50 participantes do Curso de Corpo de Voluntários de Emergência, dentre eles agentes da Defesa Civil de Itajaí, era socorrer o mais rápido possível os feridos, e eliminar os focos de incêndio.

A simulação foi durante a manhã desta sexta-feira (19) e fez parte do encerramento do Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) realizado pela INFRAERO. A capacitação tem duração de uma semana, e é realizada todos os anos para a comunidade aeroportuária, funcionários das companhias aéreas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e também conta com o apoio do SAMU e Hospital Marieta Konder Bornhausen.

O coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, diz que é importante para os servidores do órgão participarem desta capacitação. "Os agentes de defesa civil precisam estar preparados para agir nas situações mais adversas, inclusive um desastre aéreo”. Na simulação de hoje, os participantes puderam por em prática os ensinamentos da maneira mais real possível. As vítimas estavam maquiadas com corante alimentício vermelho e demais produtos para que parecessem bastante machucadas.