BOLETINS METEOROLÓGICOS
Semana termina com chuva forte, mas Defesa Civil nega mobilização prevendo enchente
05/10/2015 21:36A Defesa Civil de Itajaí esclarece que não houve qualquer articulação com a Defesa Civil Estadual prevendo uma enchente para as próximas semanas. O coordenador da defesa no município, Everlei Pereira, garante que as informações que circulam via WhatsApp não passam de boatos.
Moradores de Itajaí receberam inúmeras mensagens de texto e áudios mencionando uma possível enchente já neste mês, semelhante à de 2011. Por isso a Defesa Civil estadual teria destinado 60 botes salva-vidas para atuar na região. Em outras mensagens, fala-se em uma situação ainda mais grave em novembro, que poderia se assemelhar à enchente de 2008.
De acordo com Pereira não houve reunião entre as defesas civis estadual e municipal recentemente para tratar de enchentes, tampouco foram adquiridos equipamentos, como botes. O que ocorreu nas últimas semanas, segundo ele, é que por conta das mudanças de secretários municipais, Everlei Pereira visitou algumas secretarias:
— Fomos explicar o plano de contingência do município e passar a atribuição de cada secretaria.
As informações que a Defesa Civil chama de boatos podem ter iniciado em função do volume de chuvas previsto para o fim desta semana, que pode passar de 150 mm em algumas cidades de Santa Catarina.
A previsão é de que os totais de chuva entre os dias 8 e 11 de outubro superem 200 mm ou até 250 mm. Isso significa que pode chover mais do que esperado no mês inteiro de outubro, em apenas quatro dias, na maioria das regiões do Estado.