O que causou a chuva dos últimos dias em SC?

20/05/2015 20:05

Nos últimos dias os moradores de cidades do Planalto, Vale do Itajaí e Litoral catarinense presenciaram uma condição de tempo chuvosa e persistente. Esta é uma condição meteorológica muito comum em Santa Catarina e ocorre principalmente devido à interação de ventos úmidos vindos mar com o relevo acidentado do nosso Estado, como mostra a Figura 1.

Figura 1: Ilustração da configuração dos ventos úmidos do mar e a formação de nuvens na porção leste de SC. Fonte: windity.com

Quando os ventos úmidos marítimos encontram os obstáculos formados pelo relevo, o escoamento é desacelerado e forçado a subir (Figura 2). Com isso, a umidade presente no ar é condensada devido à queda na temperatura, formando as nuvens.  As nuvens associadas a este fenômeno local são baixas (pouca extensão vertical), provocando pancadas de chuva por vezes moderada. Apesar disto, a persistência deste fenômeno por vários dias pode levar a altos acumulados de precipitação, como os registrados em Joinville (139,8 mm) nos últimos 5 dias.

Figura 2: Ilustração do efeito de chuva associada aos ventos úmidos do mar e ao relevo acidentado. Fonte: The Comet Program.

A persistência desta configuração de escoamento atmosférico esteve associada a um sistema de alta pressão estacionado sobre o oceano Atlântico. Este sistema induz ventos que sopram de leste e nordeste na região litorânea do Brasil, dependendo de sua posição. A presença deste sistema de alta pressão é uma condição normal, porém nem sempre ele estará posicionado de modo a causar este efeito em Santa Catarina. A Figura 3 abaixo mostra a pressão ao nível do mar média durante este mês de maio na América do Sul. Pode-se observar que o sistema de alta pressão (em amarelo e laranja) esteve posicionado abaixo da latitude de 30°S, induzindo ventos de leste, já que nestes sistemas o vento sopra no sentido anti-horário em torno do centro.

Caixa de        texto: Figura 3: Campo médio de pressão ao nível do mar. O        sistema de alta pressão está localizado sobre o oceano à direita        do litoral do Uruguai e RS. Fonte: IFSC.

A circulação dos ventos vai aos poucos mudando, à medida que o sistema de alta pressão se desloca sobre o oceano. Com isso a partir da quinta-feira (21/05) a nebulosidade e a chuva devem diminuir em SC.

Erikson de Oliveira - Meteorologista

Fonte: EPAGRI / CIRAM.