Desastres Naturais são tema de palestra na AMFRI

18/05/2015 09:18

No oeste catarinense milhares de famílias ainda estão se recuperando após passagem de um tornado, no fim de abril, que destruiu Xanxerê, Passos Maia e Ponte Serrada. Em Itajaí e em diversas cidades catarinenses, são as enchentes a maior preocupação. Os desastres naturais ocorrem por todo o mundo, e exigem preparo tanto do poder público quanto da comunidade. Nesta terça-feira (19), um pesquisador que é referência internacional em desastres naturais estará em Itajaí ministrando palestra gratuita. Allan Lavell estará na AMFRI, a partir das 13h30. O encontro é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no site www.amfri.org.br.

A palestra “Desastres e Desenvolvimento: Para uma melhor compreensão das dinâmicas de construção social dos desastres” visa possibilitar uma compreensão ampliada dos desastres tendo em vista que o evento que ocasiona o desastre pode ser natural, mas suas consequências são de ordem social e interferem no desenvolvimento local.

Allan Lavell (Costa Rica) é graduado em Geografia, Mestre, Dr e PhD em Geografia Econômica, e coordenador para América Central e Caribe da Rede Latino Americana para o estudo social dos desastres. Já expos e participou em mais de 90 conferências, simpósios e seminários internacionais, em 30 países, e foi o vencedor do Prêmio Sasakawa das Nações Unidas 2015 - Japão. Além de exercer atividades Docentes em diversas universidades da América latina, caribe, México, El Salvador, Costa Rica, e Equador.

A palestra está sendo promovida em parceira entre a Secretaria de Defesa Civil do estado de Santa Catarina e AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí.