BOLETINS METEOROLÓGICOS

04/09/2012 08:36

Primavera com previsão de El Niño e mais

chuva em Santa Catarina!

Início da primavera: 22/09 às 11h e 49min.

A primeira semana de setembro vai se configurando mais seca do que o normal em SC, mas os indicativos para o fechamento do mês é de chuva próxima a média climatológica em boa parte do Estado, devendo ser mais frequentes e com maior concentração na segunda quinzena. Para os meses de outubro e novembro, a previsão é de chuva acima da média climatológica, bem distribuídas no tempo e no espaço. Vale salientar que episódios de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer nesse trimestre, resultando em totais de chuva superiores a média climática mensal, o que dependendo da vulnerabilidade da região pode colocar a mesma em estado de atenção.

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando inicio as chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180mm em média, no Estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo. A primavera é conhecida pelo aumento dos temporais com ventania e granizo no Estado. Os ciclones extratropicais oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura a expectativa é de um final de inverno com pouco frio, com temperatura acima da média climatológica. Já a primavera, como o indicativo é de ser mais nublada e chuvosa, a previsão é de temperatura mínima acima da média climatológica, e máxima abaixo da média.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial, região de monitoramento do fenômeno El Niño – Oscilação Sul (ENOS).

Persiste a condição de aquecimento na região do Oceano Pacífico Equatorial, com anomalias positivas entre 0,5°C e 1,5°C acima da média, como mostra as Figuras 1 e 2. Embora os padrões de circulação atmosférica de grande escala ainda estejam inconsistentes com as condições de El Niño, a previsão para o próximo trimestre é de configuração do fenômeno, com influência nos meses de outubro e novembro.

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacífico em Julho de 2012.

Figura 2 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacífico entre 26/08 a 02/09/2012.