Defesa Civil realiza simulação de enchentes

21/08/2012 11:10

Como e quando cada setor da Defesa Civil de Itajaí deve agir em caso de uma nova enchente na cidade. Foi com o objetivo de definir aspectos desta ordem, que a Defesa Civil de Itajaí realizou um exercício simulado na manhã desta terça-feira, reunindo os diversos órgãos de prestação de socorro em caso de desastre.

A simulação tomou como base a suposição de aumento gradativo de volume de água na cidade, com o acionamento de cada órgão interveniente a medida em que as cotas de enchente aumentavam. Assim, a cada momento, eram acionados órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Codetran, Semasa, Celesc e Secretaria de Obras.

O contato com cada órgão obedecia uma sequência de planejamento, de tal forma que a comunidade fosse atendida em suas necessidades pontuais, desde o início do fenômeno até a finalização do atendimento, com o recolhimento de entulho necessário a cada acontecimento real de enchente. Toda a simulação teve como finalidade afinar os procedimentos administrativos e de comunicação durante um caso real e, por isso, não foi realizado nenhum procedimento efetivo, como deslocamento de viaturas ou pessoal, a fim de não interferir no andamento normal dos trabalhos das instituições envolvidas.

Mais informações:

Defesa Civil – (47) 3341-6199