BOLETINS METEOROLÓGICOS

Previsão Climática - 3 meses

03/07/2012 11:21

A previsão para Julho/Agosto/Setembro é de chuva próxima e acima da média climatológica no Estado, devendo ser melhor distribuída no tempo e no espaço, em relação ao outono.

Climatologia: nos meses de Julho e Agosto, os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano. A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e sistemas de baixa pressão nos níveis baixos, médios e altos da atmosfera. Setembro marca a transição entre o inverno e a primavera, dando início a época de chuva em SC com totais de precipitação mais elevados, variando entre 130 e 200mm. Neste mês é comum a influência de CCMs (Complexos Convectivo de Mesoescala), que se formam normalmente no Paraguai e se deslocam para Santa Catarina, provocando chuva significativa especialmente no Oeste e Meio Oeste.

O risco de temporal com ventania e granizo é menor entre Julho e Agosto, e maior em Setembro, mas eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, por isso a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Também é a época de atuação dos ciclones extratropicais no trimestre, que oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura, a expectativa é de um inverno com pouco frio, com temperatura próxima a acima da média climatológica, lembrando que pela climatologia Julho é o mês mais frio do ano no Estado e que em Setembro, gradativamente o frio começa a diminuir. Nestes meses, as incursões de massas de ar de origem polar serão menos frequentes e intercaladas com períodos mais aquecidos. Durante os episódios de ondas de frio são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e até mesmo negativas, nas áreas altas do estado, resultando na ocorrência de geada ampla. Episódios de neve também são esperados, especialmente em Julho e Agosto, nas áreas altas do Planalto Sul e por vezes até no Meio Oeste. Também não se pode descartar a ocorrência de episódios de frio acompanhados de umidade elevada, que podem resultar em geada negra, prejudicial à agricultura.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial, região de monitoramento do fenômeno El Niño – Oscilação Sul (ENOS).

A condição é de neutralidade no Oceano Pacifico Equatorial. Na Figura 1, observa-se que Maio se manteve com temperatura da superfície do mar (TSM) próxima a média climatológica, com exceção da região próxima à costa da América do Sul, onde predominaram águas mais quentes do que o normal (0,5 a 2,0°C). No entanto, entre o final de Junho e início de Julho, observa-se na Figura 2 uma notável expansão da anomalia positiva da TSM na região de monitoramento do fenômeno El Niño – Oscilação Sul (ENOS). Essa condição indica uma tendência de aquecimento para os próximos meses. Se esse aquecimento persistir e evoluir, não se descarta a configuração do fenômeno El Niño até o final do ano.

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em Maio de 2012

Figura 2 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, entre 24/06 e 01/07/2012

FONTE: EPAGRI/CIRAM