Defesa Civil de Itajai participou da 11ª edição do Juntos pelo Rio

26/03/2024 14:01 Defesa Civil de Itajai participou da 11ª edição do Juntos pelo Rio

1.700 voluntários participaram da limpeza, que também prevê o combate ao Aedes aegypti.

Na manhã deste último sábado (23) aconteceu a 11ª edição do Juntos pelo Rio e Todos Contra o Aedes Aegypti e reuniu voluntários de todas as areas, em um grande mutirão de limpeza e conscientização ambiental.

Para proteger os participantes, foi fornecido repelente e protetor solar nos pontos de saída para o evento, que ocorreu das 8h às 12h. O Juntos Pelo Rio é uma realização do Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa.

Seis oficinas gratuitas de educação ambiental estiveram disponíveis para a população na avenida Beira-rio: Aprendendo com o Mar; Recicle seus Hábitos; Plásticos: do problema a solução; entre outras. Além das oficinas, uma blitz educativa de conscientização sobre a dengue também vai acontecer. As atividades serão em frente à Associação Náutica de Itajaí (ANI), das 8h30 às 12h.

Para proporcionar mais segurança aos voluntários e combater o mosquito Aedes Aegypti, foi aplicado na noite de sexta-feira (22) o inseticida UBV, popular “fumacê", em toda a extensão da Beira-rio. Além desse cuidado, O município orientou que os voluntários usassem calça comprida, sapatos fechados e boné para se proteger do sol. Foi orientado que os participantes também levem garrafa de água para manterem-se hidratados.

Os voluntários do Mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti auxiliaram na limpeza dos rios e no combate ao mosquito transmissor da dengue. O mutirão teve saída em quatro locais: Marina Itajaí, Molhes da Atalaia, Itamirim e ao lado da prefeitura de Navegantes. Em cada local os participantes foram recepcionados com café da manhã. Os voluntários inscritos também foram certificados como participação.

Promovido pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e Semasa, o 11º Juntos Pelo Rio teve apoio dos seguintes órgãos de segurança, empresas e instituições: Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Recicla Itajaí, Ambiental, Marina Itajaí, Itamirim Clube de Campo, Univali, Marinha do Brasil, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Codetran (Edutran), Guarda Municipal Ambiental, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Portonave, Associação de Surf Praias de Itajaí, Maersk, Mattel, Aliança, Nauterra, BR Partners, Braskarne, OL Logística, Itajaí Lixo Zero, ATL Global, Panacéia, Barra do Rio, Qualitylog, Valle Ambiental, Trocadeiro, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Cronos Logistics, Vale Safe, Anjos da Vida, Poly, Klabin, Farol, Bonet, Eroma, Projeto Rumo, Ambipar Response, Gaia Coworking, Allber, Allog, Instituto Crescer, MSC, Medlog, NavShip, Credifoz, Minister, Ecolitoral, Sacolão Direto do Campo, NGI SUL, IFSC, Equilibrios e SC Portos.

Faça sua parte também na sua casa! Defesa Civil Somos Todos Nós!