Estrutura

20 de fevereiro 2020

A Defesa Civil de Itajaí possui uma estrutura física de dois pavimentos com área total de 700 m², localizada na Avenida Gov. Adolfo Konder, número 1.811, próximo a BR 101. A entidade após deixar de compartilhar seu espaço físico com o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, teve sua sede reformada e readequada com a impantação de novas estruturas para melhor atender as ações de defesa civil, tais como, dormitório, vestuário, auditório, sala de arquivo, sala de atendimento fone 199, salas de reserva de materiais, sala de gerador e a ampliação da cozinha.

A organização possui cinco barcos, um gerador, cinco carros, uma moto, dois radiocomunicadores VHF móveis, dez radiocomunicadores VHF portáteis, cinco receptoras VHF digital e sistema de telemetria via rádio. Esse sistema fica localizado em oito pontos estratégicos nas margens dos rios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú. Os sensores de telemetria enviam por ondas de rádio a cada 10 minutos o monitoramento dos níveis dos rios e ribeirões e o índice pluviométrico (quantidade de chuva).

Além desses equipamentos, a Defesa Civil possui também uma estação meteorológica situada em sua sede que capta informações como pressão atmosférica, temperatura, umidade do ar, sensação térmica e velocidade e direção do vento. As informações são avaliadas pelos técnicos em conjunto com o sistema de telemetria, subsidiando informações para análise das condições hidrológicas e do clima de Itajaí.

Uma sala principal divide os setores em recepção, gerência de operação, gerência de logística e gerência de prevenção e preparação. Além disso, conta com uma sala de reunião, uma sala para o CPD – Centro de Processamento de Dados e uma sala para o coordenador da COMPDEC.

 

A Coordenadoria de Defesa Civil de Itajaí esta estruturada por:

- 01 (um) Conselho Municipal de Defesa Civil

- 01 (um) Coordenador

- 01 (um) Gerente de Logística

- 01 (um) Gerente de Operações

- 01 (um) Gerente de Prevenção e Preparação

- 10 (dez) Agentes de Defesa Civil

 

Os horários são organizados pelas suas áreas de competência. Os colaboradores com funções gerenciais (coordenador, gerente de logística, gerente de prevenção e preparação e gerente de operação), trabalham em horário estabelecido pelo Decreto 10.568, iniciando suas atividades das 13h as 19h, de segunda-feira a sexta-feira.

Já os agentes da defesa civil trabalham segundo a Lei Complementar nº 158/2009, que estabelece um regime de trabalho especial de 12 horas em atividade por 36 horas de descanso remunerado. Assim, uma equipe formada por quatro pessoas trabalha das 07h30 as 19h30 e uma pessoa trabalha no período noturno, iniciando suas atividades as 19h30 até 07h30. Deste modo a Defesa Civil de Itajaí fica com atendimento 24 horas ininterruptamente, todos os dias da semana.

Ir para página inicial

Aguarde