11ª edição do mutirão Juntos Pelo Rio está com as inscrições abertas

08/03/2024 14:03 11ª edição do mutirão Juntos Pelo Rio está com as inscrições abertas

Voluntários auxiliam na limpeza das encostas e no combate ao mosquito transmissor da dengue.

As inscrições para o mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti estão abertas. Os voluntários vão auxiliar na limpeza dos rios e no combate ao mosquito transmissor da dengue no próximo dia 23 de março. As vagas são limitadas e o preenchimento deve ser feito pela internet (clique aqui). Esta é a 11ª edição da iniciativa, que tem promoção do Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa.

O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia anterior (22/03). A ação será realizada das 8h às 12h, período em que os voluntários vão recolher resíduos não-recicláveis e recicláveis das margens dos rios e encostas, além de conscientizar a população sobre a dengue.

Na hora da inscrição, os interessados devem selecionar em qual dos pontos desejam fazer o check-in e retirar seu kit de voluntário: na Marina Itajaí, no Molhe da Praia do Atalaia, no Itamirim Clube de Campo ou ao lado da prefeitura de Navegantes. Em cada local os participantes serão recepcionados com café da manhã. Os voluntários inscritos também receberão certificado de participação.

A última edição do Juntos Pelo Rio, em 2023, recolheu cerca de 11 toneladas de resíduos e reuniu 1,4 mil voluntários. A iniciativa realiza a limpeza dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, promove blitze de conscientização sobre a dengue, além de ofertar oficinas de educação para a comunidade.

Inscrições para embarcações

As inscrições para as embarcações voluntárias também estão abertas. Os interessados devem enviar um e-mail para juntospelorioitajai@gmail.com, com a documentação de registro da embarcação e habilitação do piloto, além da capacidade de pessoas a bordo. O cerimonial do evento e a saída das embarcações será na Marina de Itajaí.

O evento contará com monitoramento da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajai - Marinha do Brasil no rio, para garantir a segurança de todos os participantes.

Promovido pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e Semasa, o 11º Juntos Pelo Rio tem apoio dos seguintes órgãos de segurança, empresas e instituições: Defesa Civil de Itajaí, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Recicla Itajaí, Ambiental, Marina Itajaí, Itamirim Clube de Campo, Univali, Marinha do Brasil, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Codetran (Edutran), Guarda Municipal Ambiental, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Portonave, Associação de Surf Praias de Itajaí, Maersk, Aliança, Nauterra, BR Partners, Braskarne, OL Logística, Itajaí Lixo Zero, ATL Global, Panacéia, Barra do Rio, Qualitylog, Valle Ambiental, Trocadeiro, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Cronos Logistics, Vale Safe, Anjos da Vida, Poly, Klabin, Farol, Bonet, Eroma, Projeto Rumo, Ambipar Response, Gaia Coworking, Allber, Allog, Instituto Crescer, MSC, Medlog, NavShip, Credifoz, Minister, Ecolitoral, Sacolão Direto do Campo, NGI SUL, IFSC, Equilibrios e SC Portos.