Primeiro dia de força-tarefa contra a dengue tem mais de 300 participantes

28/02/2024 13:59 Primeiro dia de força-tarefa contra a dengue tem mais de 300 participantes

Agentes comunitários de saúde e voluntários percorreram os bairros Cordeiros e Murta nesta terça-feira para orientar a população

Ocorreu na manhã desta terça-feira (27) a primeira ação da força-tarefa contra a dengue em Itajaí. Ao todo, 340 pessoas auxiliaram na limpeza de locais com risco e na conscientização da população dos bairros Cordeiros e Murta sobre os cuidados com a doença e para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é do Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Saúde e Obras, em parceria com a Univali.

Agentes comunitários de saúde e voluntários percorreram mais de 130 ruas no entorno das Unidades Básicas de Saúde do Jardim Esperança, Votorantim, Cordeiros, Costa Cavalcante e Murta, localidades que registram as maiores taxas de transmissão da dengue na cidade. Estiveram presentes no mutirão 150 voluntários e 150 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que auxiliaram na eliminação de criadouros e na entrega de informativos. Os principais resíduos coletados pelas equipes foram copos, garrafas, potes e tampas.

A Secretaria de Obras de Itajaí também disponibilizou 15 máquinas e 40 servidores para auxiliar na limpeza dos locais visitados nesta manhã. Ao todo, foram recolhidas cerca de 80 toneladas de entulhos e lixo no primeiro dia de mutirão.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar e orientar a população sobre os cuidados com a dengue e alertar para o aumento dos casos da doença no município. “O trabalho voluntário é muito importante nesse momento, nós queremos conscientizar a comunidade para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, afirmou a voluntária Stella Dalla Rosa.

A força-tarefa contra a dengue segue até quinta-feira (29) em outros bairros da cidade. O Município de Itajaí tem, atualmente, 1.154 casos positivos de dengue e 2.399 casos prováveis da doença.

“Essa união entre profissionais de saúde e voluntários, principalmente da nossa universidade, é fundamental para atingirmos ainda mais pessoas com orientações sobre a dengue, além de chamar atenção da comunidade sobre a gravidade dessa doença e que precisamos de todos mobilizados para o combate ao Aedes aegypti”, destaca Gustavo Pereira, diretor executivo de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira o cronograma dos próximos dias da força-tarefa:

Quarta-feira - 28 de fevereiro
Imaruí; São Vicente; Rio Bonito; e Bambuzal