Cerca de 600 voluntários participam de formação para força-tarefa contra dengue

26/02/2024 14:28 Cerca de 600 voluntários participam de formação para força-tarefa contra dengue

Mutirão ocorrerá nesta terça (27), quarta (28) e quinta (29) em quatro bairros de Itajaí.

Cerca de 600 voluntários, entre estudantes, acadêmicos, professores e profissionais de saúde, participaram de uma formação na Univali na manhã desta segunda-feira (26). O evento foi preparativo para a força-tarefa contra dengue que ocorrerá nesta terça (27), quarta (28) e quinta-feira (29). A ação percorrerá os bairros com maior transmissão da doença: Cordeiros, Barra do Rio, São Vicente e Cidade Nova.

O mutirão contará com ações de limpeza e conscientização da população. Agentes comunitários de saúde e os voluntários cadastrados percorrerão as casas para conscientizar a comunidade sobre os cuidados com a dengue e para eliminação de criadouros. Eles estarão devidamente identificados. Interessados em ser voluntários podem se inscrever neste link. As vagas são limitadas.

A Secretaria Municipal de Obras também estará presente e fará a limpeza de locais com risco à saúde nos três dias de mobilização. A expectativa é reunir mais de 1 mil pessoas durante a força-tarefa.

“Estamos muito felizes de ver esse auditório cheio de pessoas dispostas a abraçar a causa e unir forças para chamar a atenção da população sobre a gravidade da doença e reforçar os cuidados básicos de prevenção. Agradecemos a disponibilidade da Universidade e da comunidade acadêmica por entrarem nesta luta conosco. A responsabilidade pelo combate à dengue é de todos nós e temos certeza que teremos excelentes resultados com essa união de esforços”, destacou o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

O evento desta segunda contou com palestras de profissionais de saúde sobre a doença e o mosquito transmissor, o Aedes aegygpti. O coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lucio Vieira, foi um dos profissionais convidados para a mesa-redonda. Também participaram da formação o coordenador da Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí (CIR) e coordenador do curso de Medicina, professor Pablo Sebastian Velho, os médicos Lucas Bittencourt e Kimberly Caramori, e a enfermeira Gabriela Barreto.

“Ser voluntário é reconhecer que há um desafio e com seu trabalho ser parte da solução. Parabéns a todos por essa mobilização”, afirmou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.

A força-tarefa é realizada pela Prefeitura de Itajaí, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras e em parceria com o curso de Enfermagem e a Gerência de Extensão e Responsabilidade Social da Univali. Mais informações podem ser pelo número (47) 3341-7537.

Confira o cronograma de visitas da força-tarefa:

Terça - 27 de fevereiro
Jardim Esperança; Votorantim; Cordeiros; Costa Cavalcante; e Murta