23/02/2024 15:38 Fim de semana com calor intenso e tempestades de verão entre as tardes e noites em Itajaí

O fluxo de ar quente/abafado favorece a formação de trovoadas e temporais em nosso litoral.
O final de semana terá sol e muito calor. O clima volta a ficar abafado, com ar quente e úmido atuando em Itajaí e região, o que favorece a formação de tempestades localmente fortes de verão entre as tardes e noites.

ATENÇÃO: Há risco de enxurradas e alagamentos, acompanhada de vendavais e eventual queda de granizo. Existe risco para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica no Vale do Itajaí e Litoral Norte SC.

Muito calor para hoje e sábado (24), com máximas entre 33/36°C. Domingo (25) terá máxima de 30°C devido à passagem de uma frente fria. A princípio, a próxima semana será mais fresca, com temperaturas máximas na casa dos 30°C.

Em dias quentes, é importante seguir algumas dicas para enfrentar o calor, entre elas, beber muita água e comer alimentos leves.

O calor intenso traz risco para insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias, por isso, a Defesa Civil de Itajaí recomenda aumentar a hidratação e evitar o sol nos horários mais quentes do dia, entre às 10h e às 16h. A atenção deve ser redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes

O vento será de noroeste e nordeste para hoje. Para o período de sábado (24) a segunda-feira (26), predominarão direções de sudoeste e sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve, com rajadas moderadas.

Nas nossas praias, as ondas serão de leste até domingo, variando entre liso e meio metro.

RECOMENDAÇÕES

Em caso de temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

Em alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Fique atento a rachadura em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site: https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Fonte: UNIVALI / Sala de Monitoramento e Alerta 24h DC.