NOTÍCIAS

Semana com forte onda de calor

11/03/2024 13:50 Semana com forte onda de calor

Massa de ar quente e seco traz nova onda de calor.

A formação de um bloqueio atmosférico sobre SC favorece o predomínio de tempo firme no decorrer desta semana em todas as regiões do estado.

Dessa segunda (11) até sexta-feira (15), teremos bons períodos com sol, e outros com a presença de nuvens devido à circulação marítima ou ao calor. Os modelos apontam chuvas significativas com trovoadas apenas no final de semana, com chance de chuvas isoladas durante a madrugada ou final de tarde e noite ao longo da semana no litoral norte.

Onda de calor: As temperaturas mínimas ficarão entre 20/23°C e as máximas entre 30/33°C até quarta-feira (13). Para o período de quinta-feira (14) até domingo (17), as máximas ficarão entre 34/37°C em Itajaí.

Nesta segunda-feira (11), ventos de sudeste e leste. Para o resto da semana, haverá maior frequência de ventos de noroeste e nordeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve, com rajadas médias inferiores a 30 km/h.

Nas praias, predominarão as ondas de leste, com até meio metro e alguma variação conforme a praia.

ATENÇÃO: Em dias quentes, é importante seguir algumas dicas para enfrentar o calor, entre elas, beber muita água e comer alimentos leves.

O calor intenso traz risco para insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias, por isso, a Defesa Civil de Itajaí recomenda aumentar a hidratação e evitar o sol nos horários mais quentes do dia, entre às 10h e às 16h. A atenção deve ser redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site:http:// https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais. 

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que deve ser acompanhada diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado, e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Fonte: UNIVALI / Sala de Monitoramento e Alerta 24h DC.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde