BOLETINS METEOROLÓGICOS

Aviso Meteorológico 08/03/24

08/03/2024 12:37

A sexta-feira (08) que começou com temporais isolados em áreas do Extremo Oeste e pancadas de chuva em diferentes regiões, deve apresentar a intensificação das instabilidades ao longo do dia. A influência de uma área de baixa pressão, o fluxo de ar quente e úmido do norte do país direcionado para o estado, além do transporte de umidade do mar em direção ao continente, devem favorecer a formação de temporais isolados entre o Grande Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, a chuva ocorre de forma mais persistente, intensa e volumosa, especialmente entre o final da tarde desta sexta (08) e a madrugada de sábado (09). Nas áreas em vermelho, os volumes de chuva podem superar os 150/200 mm com risco muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. 

Entre a tarde e noite de sábado (09) e madrugada de domingo (10), a formação e o avanço de uma frente fria pelo estado, favorece o retorno da condição de temporais em todas as regiões com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. 

Fique atento a rachadura em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site: https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

 

 

Fonte: DC/SC

Aguarde