NOTÍCIAS

Nota Hidrometeorológica e Geológica

12/04/2024 13:58 Nota Hidrometeorológica e Geológica

Chuvas continuam a ocorrer de forma persistente e volumosa no litoral catarinense até o domingo (14).

Desde a madrugada desta sexta-feira dia (12) a chuva ganhou força no Litoral de SC, sobretudo no Litoral Sul onde foram registrados volumes acumulados próximos a 100mm. Esta condição de chuva persistente, volumosa e intensa por alguns momentos, se mantém ao longo do dia e também no final de semana, atingindo todo Litoral catarinense e áreas próximas, como o Médio e Baixo Vale do Itajaí. 

A circulação marítima e instabilidades na atmosfera são as responsáveis pela manutenção da chuva. Os períodos mais intensos devem ocorrer entre o final da tarde de sexta-feira e a manhã de sábado (13) e entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (14). 

No Litoral e áreas próximas são esperados volumes acumulados de 150 a 200mm até o domingo (14), com pontuais em torno dos 250mm. Em parte dos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 50 e 75mm até o domingo (14), pontualmente podendo superar esses valores.

Esses volumes de chuva trazem risco alto para ocorrência de alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nestas áreas o risco também é alto para enxurradas, ao longo do próximo final de semana, principalmente em áreas de cabeceira, onde o relevo favorece esse tipo de ocorrência. Cabe destacar ainda, o risco moderado para elevações pontuais em rios menores, como córregos e ribeirões, podendo ocorrer extravasamento, principalmente em áreas mais planas.

Considerando o acúmulo de precipitação previsto entre a quinta-feira (11) e o domingo (14), às condições geológicas  de saturação do solo aumentam o risco de deslizamentos para muito alto na tarde de sábado (13) e o domingo (14) principalmente na região serrana do Litoral Sul e Grande Florianópolis. Contudo, ao longo do final de semana as condições meteorológicas auxiliam na fragilização do solo e trazem risco alto para deslizamentos nas demais porções de todo o litoral. Cabe destacar ainda, que o risco a movimentações de terra é moderado nas regiões do Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

A tendência indica que o tempo permaneça chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira, quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em todas as regiões catarinenses. 

Recomendações:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Ao observar estalos em regiões de encosta, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra, rocha, trincas em paredes, solo e inclinação de postes, árvores e muros próximos às suas residências. Nestes casos, a família deve sair de sua residência, procurar um local seguro e ligar para 199 ou 193.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site:http:// https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Fonte: SDC/SC – Epagri/Ciram

Download das fotos em alta resolução

Aguarde