Participantes de curso inédito da UNESCO no país saem para visitas de campo

24/09/2014 08:51

A tarde desta terça-feira (23) foi de muito aprendizado para os participantes do curso “Educação para Mudanças Climáticas e para o Desenvolvimento Sustentável” promovido pela UNESCO, em Itajaí. Os 100 professores foram divididos em quatro grupos e destinados a quatro pontos específicos da cidade. Os profissionais conseguiram ver na prática o que aprenderam em sala de aula. A cidade foi escolhida UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e pelo MEC (Ministério da Educação) para receber essa formação que é inédita no Brasil.

O grupo 1 foi até o Porto de Itajaí estudar sobre a prevenção na base portuária, em relação a mudanças climáticas. Tiveram a oportunidade de conhecer a base de emergência ambiental e ainda assistiram a uma palestra que faz parte da programação da semana da água no município. O grupo 2 foi até a Univali e trabalhou o processo de recuperação do Morro da Cruz. O grupo 3 andou de barco e abordou a questão ambiental vista de outro ângulo. Já o grupo 4 foi acompanhado da Defesa Civil do Município até os pontos mais vulneráveis da cidade, as comunidades de alto risco de enchente.

A iniciativa foi elaborada para capacitar professores do Ensino Fundamental das séries finais (6º ao 9ºano) e professores do Ensino Médio de diversas áreas, a introduzir a “Educação em Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Sustentável” no currículo escolar.

A escolha da cidade se deve ao fato de o município ter passado por dificuldades nas enchentes de 2008 e 2011. O projeto é piloto no Brasil, mas já foi realizado em vários países da América Latina. A capacitação vai ser feita em cinco dias úteis, com cinco atividades diferentes, de 40 horas no total. Serão abordados temas como: “Educação para Prevenção de Desastres e Redução de Riscos de Desastres”.

Mais informações:

Secretaria de Educação: 3249-3346