NOTÍCIAS

El Niño será tema de palestra para defesas civis da AMFRI

10/07/2014 11:13

Em 2014, o fenômeno El Ninõ voltará a influenciar o clima em Santa Catarina, favorecendo o aumento no volume de chuvas. O período de maior influência será os meses de outubro, novembro e dezembro, ou seja, final da primavera e início do verão. Ainda não é possível saber qual será sua intensidade, porém, grandes volumes de chuva – que ultrapassam os 400 milímetros – já afetaram o estado e as autoridades começam a se preparar. No próximo dia 31 de julho, o El Niño será tema de palestra na AMFRI. O meteorologista Leandro Puchalski vai esclarecer dúvidas sobre o fenômeno e mostrar as projeções de como ele poderá atuar em Santa Catarina.

 

A palestra é gratuita e as inscrições já iniciaram. O encontro é voltado a Secretários e Gestores Municipais de Defesa Civil, Pesca, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo e Comunicação Social. As vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever no site da AMFRI, clicando no banner da palestra localizado no lado direito do portal. A palestra será ministrada no Auditório da AMFRI a partir das 14h30 do dia 31 de julho. Agentes da Defesa Civil de Itajaí irão participar do encontro.

 

De acordo com Leandro Puchalski, o último ano com El Niño foi 2009, quando foram registrados de julho a dezembro volumes de chuva acima do normal. "Hoje por uma série de trabalhos científicos se sabe que o comportamento das águas dos oceanos são os preditores do clima sobre os continentes. Para nós de Santa Catarina, o que ocorre no Oceano Atlântico na nossa costa e no Oceano Pacífico lá na linha do Equador é de fundamental importância para o tipo de clima que vamos ter durante uma estação”, comenta o meteorologista em seu blog.

 

A região do Pacífico Equatorial entre Austrália e Peru é a de monitoramento de dois eventos mais conhecidos em relação ao clima: o El Niño e a La Niña. “Este é um fenômeno que não avança de uma região para outra, por exemplo, como uma frente fria. Ele é apenas uma anomalia que ocorre no Oceano Pacífico na linha do Equador, águas mais quentes, e na atmosfera desta faixa do planeta entre Austrália e Peru. O que ocorre é que as mudanças no mar e na atmosfera nesta parte desencadeiam mudanças do clima em várias áreas do mundo", explica.


____________________________

Informações Adicionais:

Defesa Civil Itajaí: 3341-6199

AMFRI: 3404-8000

Aguarde