28/11/2023 12:15 Defesa Civil de Itajaí mantém alerta de chuva persistente e volumosa nesta terça (28) e quarta-feira (29)

A Defesa Civil de Itajaí mantém o alerta de chuva persistente e volumosa nesta terça-feira (28) até a madrugada de quarta (29). Nas últimas 24h, os volumes acumulados no município já superam os 100 milímetros.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras de Itajaí trabalham, desde as primeiras horas desta terça-feira (28), no atendimento de ocorrências registradas devido ao alto volume de chuvas. Somente neste período, foram mais de 20 chamados relacionados a limpezas, retiradas de galhos, hidrojato, entre outros serviços.

Foram registrados, até o momento, pontos de deslizamentos nos bairros Fazenda, Praia Brava, Espinheiros e São Roque. Há também alagamentos pontuais em ruas do Centro, Cordeiros, Itaipava, Fazenda, entre outros bairros e localidades do interior. Além disso, os profissionais estão desobstruindo bueiros e retirando resíduos que impedem a passagem das águas e a circulação nas vias.

As condições climáticas são decorrentes da atuação de um sistema de baixa pressão, que segue favorecendo a formação de novas áreas de instabilidade, além da circulação marítima direcionada para a costa de Itajaí. Essa condição permanece até a quarta-feira (29). Há risco de enxurradas com rajadas de vento forte, alagamentos, deslizamentos de terra e inundações. Moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a qualquer movimento de terra devido ao solo estar encharcado. Em caso de risco, a família deve sair da residência e acionar a Defesa Civil.

O órgão de segurança e proteção e as equipes do Município seguem monitorando a situação das chuvas e estão de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, é possível acionar os telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em http://defesacivil.itajai.sc.gov.br

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199