Começa mutirão de limpeza nos locais afetados pelas inundações em Itajaí

15/10/2023 13:30 Começa mutirão de limpeza nos locais afetados pelas inundações em Itajaí

Itajaí iniciou a manhã deste domingo (15) com uma grande força-tarefa para realizar a limpeza e recuperação dos locais afetados pelas inundações da última semana. Cerca de 50 pessoas participaram da ação, dentre elas, mais de 40 servidores públicos e seis voluntários. Toda comunidade foi convidada a se engajar da ação.

A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Obras, contou com seis caminhões graneleiros e baú, 21 caminhões caçamba, cinco caminhões de irrigação e quatro hidrojatos para lavar as ruas. Além disso, foram usados dois caminhões de sucção para desobstruir bueiros.

“Iniciamos os trabalhos pelas ruas e bairros mais afetados, como a parte baixa do Cordeiros, loteamentos Jardim Esperança, Progresso e Bertoldo Michels, parte da Murta, no Jardim Beira-Rio 01 e 02, e também atuamos no Santa Regina. Ao longo da semana, nossas equipes continuarão realizando a limpeza de todos locais onde há necessidade e a retirada dos materiais que a população deseja descartar”, ressalta o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Foram realizadas cerca de 80 viagens com os caminhões repletos de colchões, partes de guarda-roupa, sofás, móveis, entre outros materiais colocados para descarte devido às fortes chuvas.

Itajaí está em situação de monitoramento

De acordo com a Defesa Civil, o rio Itajaí-Açu está com 6,59 metros em Blumenau e o rio Itajaí-Mirim, em Brusque, chegou a 2,16 na última medição, às 13h. Os rios da cidade também baixaram bastante seu nível e dos 10 pontos monitorados apenas dois estão em estado de atenção. Os dados podem ser consultados em defesacivil.itajai.sc.gov.br/monitoramento.

A tendência é que não ocorram novas inundações na cidade devido à normalização dos níveis dos rios e melhora nas condições climáticas. Durante a madrugada e manhã deste domingo não houve registro de novos alagamentos de ruas, nem de ocorrências no Sistema de Comando de Operações (SCO).

Fonte: Secom