14/03/2023 17:26 Inscrições abertas para embarcações interessadas em participar do 10º Juntos pelo Rio

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar com embarcações da décima edição do mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti. A ação, organizada pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e Semasa, acontecerá no sábado (25), quatro dias antes da abertura da Ocean Live Park, a vila da regata brasileira. Os proprietários de embarcações voluntárias devem enviar um e-mail para meioambiente@portoitajai.com.br, com a documentação de registro da embarcação e habilitação do piloto, além da capacidade de pessoas a bordo.

“Convidamos os proprietários de embarcações a se engajar no mutirão e nos auxiliar nessa iniciativa pela preservação dos nossos rios. Os barcos são fundamentais para levar os voluntários para remoção dos resíduos que se acumulam nas margens”, comenta Médelin Pitrez dos Santos, uma das organizadoras do evento.

O Juntos Pelo Rio ocorrerá das 8h às 12h de sábado. A novidade é que foi incluído mais um ponto de limpeza no mutirão, mobilizado pelo Itamirim Clube de Campo. A instituição participará da ação junto com seus associados para limpeza de áreas no entorno do Rio Itajaí-Mirim, próximo ao clube. Já para a limpeza do Rio Itajaí Açu, Baía Afonso Wippel, Beira-Rio, Molhes e Praia do Atalaia, os voluntários se reunirão na Marina Itajaí e no estacionamento dos Molhes da Barra, para realizar o mutirão.

A participação dos voluntários para recolhimento dos resíduos é fundamental, mas também há diversos parceiros que contribuem para o evento acontecer, que se reúnem semanalmente para planejar a realização do mutirão de limpeza. São eles: Município de Itajaí, Defesa Civil, Porto, Semasa, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Recicla Itajaí, Maersk, Ambipar Response, APM Terminals, Braskarne, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Eco Litoral, Eco Análises, Usina Litoral, Royal Cargo, Instituto Crescer, Allber, Poly Logística, Univali, Escola Politécnica da Univali, Medlog, Equilibrios, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Unificado, Allog, Marina Itajaí, Itamirim, CTIL, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, BR Partners, Sacolão Direto do Campo, Cetric, Câmara de Vereadores Itajaí, Bompack, Inoven, Valle Ambiental, Hobby Share, Gomes da Costa, SC Portos, Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Marinha do Brasil, IFSC, NGI Sul, Vale Indústria, Trocadeiro, Cooperfoz, Comitê da Bacia do Itajaí, OGMO, Barra do Rio, Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Portonave, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e Bombeiros Voluntários de Navegantes.

Fonte: SECOM/PMI