Estado de Alerta

20/12/2022 04:14 Estado de Alerta

DEFESA CIVIL PASSA PARA ESTADO DE ALERTA E MONITORA CHUVAS PERSISTENTES EM ITAJAÍ

Com o solo encharcado aumenta risco para novos deslizamentos e alagamentos

Devido às persistentes chuvas registradas, a Defesa Civil de Itajaí está em estado de alerta nesta terça-feira (20), em função do solo permanecer encharcado com risco para deslizamentos e alagamentos. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município durante 24 horas.

Os acumulados de chuva nas últimas 48 horas somam valores em torno de 300 milímetros.

A Defesa Civil de Itajaí trabalha para atender os moradores em situação de risco e deverá ativar abrigos para acolhimento de moradores atingidos pela chuva persistente e volumosa no municipio.

As equipes da Secretaria de Obras também estão de prontidão e durante o dia auxiliaram moradores de locais com alagamentos com o uso de hidrojatos.

Com a chuva intensa, volumosa o solo permanecer encharcado com risco para alagamentos e deslizamentos, o órgão de segurança e proteção continua o acompanhamento das condições climáticas e das áreas de encosta do município, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como, inclinação de postes e árvores.

Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais.

Previsão do tempo
As últimas atualizações da previsão do tempo na região indicam a manutenção do tempo instável nas próximas 12 horas. A circulação marítima atua com maior intensidade devido a um sistema de baixa pressão, condição que mantém o céu encoberto com pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada isolada com algumas trovoadas/tempestades.
A partir de quarta-feira (21) estes sistemas de chuva se afastarão da nossa região, melhorando gradativamente as condições do tempo com boas aberturas de sol.