Dia Municipal da Defesa Civil é comemorado nesta quarta-feira (21)

20/09/2022 19:15 Dia Municipal da Defesa Civil é comemorado nesta quarta-feira (21)

O Dia Municipal da Defesa Civil é comemorado nesta quarta-feira (21). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí (Comdec) foi instituída em 23 de Maio de 1973 através do Decreto nº 920, como Comissão Municipal de Defesa Civil do município de Itajaí.

A Defesa Civil é uma entidade permanente da comunidade itajaiense e tem como missão básica a proteção da vida. Atua principalmente com medidas de prevenção da população para eventos adversos, socorro aos atingidos, assistência a população e recuperação das áreas afetadas.

Compete ao órgão a prevenção e preparação para desastres; assistência e socorro às vítimas de calamidades; restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução e o restabelecimento da normalidade.

Há relatos de eventos adversos ao longo da história de Itajaí. De 1939 a 1973, foram nove desastres, mas sem qualquer tipo de registro já que a Defesa Civil do município foi estabelecida apenas em 1973. Após a criação da Comdec, há novos registros de grandes enchentes em 1983 e em 1984. Depois, só em 2001 foram registrados alagamentos em pontos isolados da cidade.

Até 2005 a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí (Comdec) funcionava como um conselho que se reunia em caso de extrema necessidade ou maior mobilização social. Em 2005 por meio da Lei complementar n° 68 foi criada a Coordenadoria de Defesa Civil.

Referência nacional
Em novembro de 2008 o município viveu sua maior catástrofe natural. Uma inundação brusca atingiu 95% do município causando grandes prejuízos econômicos para toda a população. A partir daí, os administradores públicos e toda a sociedade notaram a necessidade de uma Defesa Civil organizada, bem estruturada, capacitada e atuante. Para isso, em 2009 foi criada a Lei Complementar nº 150/2009 iniciando o trabalho de adequação das atividades da Defesa Civil.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil passou a ser vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito. Em 2011 Itajaí enfrentou mais uma grande enchente, que atingiu cerca de 65% da cidade. Desta vez, os impactos na cidade foram menores. A Defesa Civil já estruturada e com melhores condições de atuação alertou a população com antecedência; mobilizou as secretarias municipais e todas as entidades capacitadas para atuar nessa situação; e juntos prestaram o atendimento necessário à população.

Com vários investimentos, hoje a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está preparada para atuar frente às inundações, vendavais, deslizamentos e acidentes com produtos perigosos – que são as quatros principais demandas de Itajaí. A Compdec conquistou o respeito e a confiança da população é considerada modelo no país.

Entre outras missões, cabe a Compdec coordenar e supervisionar as ações de defesa civil, manter e atualizar as informações específicas, elaborar e implementar programas e projetos, prever recursos orçamentários para as ações assistências, capacitar recursos humanos, providenciar a distribuição e controle de suprimentos e propor a decretação situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

Defesa Civil atuante
Neste ano a equipe da Defesa Civil de Itajaí já realizou cerca de 900 atendimentos (vistorias entre outros). O retorno do Projeto Defesa Civil na Escola ampliou sua atuação, e atingiu cerca de 3.000 alunos da rede municipal de ensino. Com objetivo de difundir ainda mais ações de preparação junto à população visando uma nova cultura de proteção no município para enfrentar enchentes, inundações, ciclones, vendavais, granizo e outras adversidades.

O foco é trabalhar de forma integrada, dessa forma,  as operações de  reconstrução de áreas afetadas pelos mais diversos eventos hidrometeorológicos e climáticos pelos quais a cidade está mais suscetível devido suas características geográficas e industrial.

Parabenizamos todos os profissionais da área responsáveis pelo planejamento de ações de proteção e defesa civil, com foco em gestão de riscos e gerenciamento de crise e desastres no município de Itajaí por todo o trabalho realizado ao longo dos anos fortalecendo e prevenindo a população mais vulnerável.
Defesa Civil Somos Todos Nós, seja servidor, prestador de serviços, entidades ou voluntários, pois cada pessoa pode fazer a sua parte e juntos podemos preservar vidas e reduzir os prejuízos em algum momento estaremos atuando nessas competências.

Conheça e participe dos novos Projetos da Defesa Civil de Itajaí em: https://defesacivil.itajai.sc.gov.br/projetos