Julho termina com frio em SC

26/07/2022 15:36 Julho termina com frio em SC

Julho foi um mês bem atípico em SC, com falta de chuva e de frio, marcado por veranico, devido à condição de bloqueio atmosférico, com as frentes frias e massas de ar frio, de intensidade mais fraca, deslocando-se do Rio Grande do Sul em direção ao mar, sem avançar para SC e Sudeste do Brasil.

Mas, antes de virar o mês, o tempo muda com a passagem de uma frente fria entre a noite de quinta e a sexta-feira (28 e 29/07), que traz chuva mal distribuída e totais pouco elevados, e na sequencia o declínio de temperatura com o avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil. No próximo fim de semana (30 e 31/07) a previsão é de temperatura baixa ao amanhecer e nas noites, com mínima próxima de 0°C e negativa, com condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste ao Planalto, e mínimas de 8 a 10°C no Litoral (Itajaí). Durante o dia, temperatura agradável em boa parte do Estado, com máximas de 18 a 22°C.

Vale lembrar que a primeira quinzena de julho também foi marcada por um veranico, com a maior temperatura registrada nesse julho de 2022 de 34ºC na região de Joinville no dia 16.

Em Itajaí a partir da tarde de quinta-feira (28), a nebulosidade aumentará por causa da aproximação da frente fria. Chuva para madrugada, manhã de sexta-feira (29). Com a chegada de uma nova massa de ar polar, que entrará primeiro pelo sul e oeste catarinense, o tempo melhorará no decorrer de sexta-feira (29), a tarde. Para sábado e domingo ótimos períodos de sol com nevoeiros ao amanhecer.

Ventos de noroeste e nordeste até quinta-feira (28). A partir de sexta-feira (29), ventos das direções de sudoeste e sudeste passando a noroeste e nordeste novamente no domingo (31), com intensidade de fraca. Na sexta-feira teremos ventos e rajadas mais fortes (até 45 km/h).

Em nossas praias ondas de leste até quinta-feira com tamanho entre liso e meio metro. Chance de algumas séries maiores conforme o pico. A partir de sexta-feira ondas variando ente sudeste e leste. O tamanho ficará entre meio e um metro. Em alguns picos séries maiores.

Fora da costa ondas entre 1 e 2,5 metros até quinta-feira. Depois tendência de subida.

Sala de Monitoramento e Alerta 24h. DC Itajaí.

Fonte: Epagri/Univali.