23/06/2022 14:19 Defesa Civil de Itajaí realiza quinta fiscalização de transporte rodoviário de produtos perigosos em 2022

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compdec) promoveu a quinta fiscalização de transporte de produtos perigosos na última terça-feira (21). A ação, que tem caráter preventivo, ocorreu na Avenida Osvaldo Reis, bairro Praia Brava. Ao todo, 24 veículos foram abordados.

Na fiscalização, sete veículos transportando cargas perigosas foram abordados. Destes, seis foram autuados pelo transporte de produtos perigosos e um foi autuado por infração ambiental através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Para o transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros), é necessário seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Município de Itajaí concentra um grande número de empresas que trabalham ou transportam produtos perigosos. Por isso, a documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes.

A fiscalização foi realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Conselho Regional de Química, Polícia Militar Ambiental, Vigilância Sanitária, Codetran, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e Defesa Civil de Brusque.