NOTÍCIAS

Semana chuvosa e com frio em Itajaí

30/05/2022 15:37 Semana chuvosa e com frio em Itajaí

O deslocamento de uma frente fria e a entrada de uma massa de ar polar trará o fro.

No decorrer desta semana, a contínua atuação do transporte de umidade direcionado para o nosso litoral  juntamente com outros sistemas meteorológicos favorecem a ocorrência de chuva freqüente e persistente sobre a região de Itajaí.

Entre hoje e sexta-feira (03), o predomínio será de muitas nuvens a encoberto com chuva ao longo dos próximos dias, o que resulta em acumulados expressivos, que devem superar os 100 mm. Chance de pequenas aberturas de sol a partir de quinta-feira. Não se descarta a ocorrência de chuva intensa em curto espaço de tempo.

É importante ficarem atentos aos avisos e alertas da defesa civil. Para aqueles que moram em áreas de risco, como morros, atenção máxima, pois teremos vários dias de chuva que poderão desestabilizar encostas mais suscetíveis. Além disso, a manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí favorece alteração do nível do Rio Itajaí-Açu.

Será uma semana de frio nas madrugadas e início dos dias. As temperaturas mínimas ficarão entre 10/14°C e as máximas entre 17/21°C. Terça e quarta-feira serão mais frios. 

O vento das direções de sudoeste e sudeste terão maior frequência nessa semana. Na maioria dos dias a intensidade ficará entre calmaria e brisa leve. Na terça e sexta-feira vento suave. Rajadas médias inferiores a 30 km/h. Nessa segunda e terça-feira rajadas mais fortes.

Em nossas praias ondas variando entre as direções de sudeste e leste conforme o pico. O tamanho médio ficará em meio metro. Contudo teremos séries maiores dependendo da praia. Para segunda e terça-feira series pontuais maiores que 1,5 metros.

Previsão de alagamentos costeiros e estreitamento da faixa de areia nas praias, devido ao vento persistente do quadrante sudoeste e sul, influência da lua nova (maré de sizígia) e propagação de ondas do quadrante sul com picos de 2,5 a 3,0 m na costa de SC.

Fonte: Univali / Defesa Civil-Sala de Monitoramento e Alerta 24h.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde