Já estamos na Primavera

23/09/2021 13:45 Já estamos na Primavera

A primavera astronômica começou às 16 horas e 21 minutos dessa quarta-feira (22), com seu equinócio. A primavera climatológica começou junto com o mês de setembro. Essa estação estará sob a influência de uma La Niña fraca (figura 1). De modo geral para a região sul do país a La Niña traz distribuição irregular de chuva, tanto no tempo como no espaço, e temperaturas mais baixas do que o normal. Lembrando que a primavera é uma estação de transição, assim num primeiro momento mantém as características do inverno, e num segundo momento adota as características do verão.

Figura 1: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Os modelos internacionais apontam para chuva igual ou abaixo da normalidade para o mês de outubro, e dentro ou bem próximo da normalidade para os meses de novembro e dezembro para o litoral e parte norte de Santa Catarina. Para o interior, e principalmente oeste catarinense, probabilidade de 60 e 50% para chuvas abaixo da média nos meses de outubro e novembro. No mês de dezembro 40% abaixo da média para o extremo oeste. Lembrando que a primavera é a estação da recuperação das chuvas, já que o inverno é a estação menos chuvosa.

Nesse ano em Itajaí tivemos chuva acima da normalidade dos meses de janeiro a junho, com valores significativos em janeiro e junho com 100 e 175% acima da média. Para julho, agosto e até agora em setembro chuvas abaixo dos 50% esperados. O que favoreceu as chuvas sobre o litoral é a aproximação com o oceano que está mais quente e favorece as chuvas convectivas (pancadas de verão) e circulação marítima (aquela chuva intermitente). A média histórica de chuvas para o trimestre de outubro/novembro/dezembro fica entre 150 e 160 mm.

Os modelos meteorológicos apontam totais de chuva para os próximos 45 dias para nossa região na casa dos 200 mm, com picos no início e no final de outubro, e início de novembro.

Quanto as temperaturas os modelos internacionais apontam a probabilidade para o litoral de valores iguais e abaixo da normalidade para outubro e novembro, e dentro da normalidade para dezembro. Para o interior maior probabilidade de temperaturas iguais e acima da média para os três meses.

A média das temperaturas máximas e mínimas absolutas nos traduzem o padrão diário. Para o trimestre de outubro/novembro/dezembro em Itajaí as médias históricos para as máximas são de 24,4/26,5/28,3°C respectivamente, e para as mínimas de 16,6/18,1/19,7°C.

Os modelos indicam para os próximos 45 dias temperaturas dentro da normalidade. Calor é esperado para o final de setembro, e temperaturas flutuando os 24°C no mês de outubro, com um período de frio entre 9 e 12 de outubro. Nos demais dias de outubro as mínimas flutuarão os 16°C, dentro da normalidade.

Para terminar, como já colocamos pela estação de transição, chance de passagens de ciclones extratropicais, alguma onda de frio e de calor, bem como chuva mais significativa por processos convectivos.

Mesmo assim devemos aproveitar a primavera, que pela nossa posição geográfica, a percebemos! Ótima estação com saúde e paz!

GERÊNCIA DE PREVENÇÃO E PREPARAÇÃO

Fonte: UNIVALI - Laboratório de Climatologia