23 de Março dia Mundial da Meteorologia

23/03/2021 17:41 23 de Março dia Mundial da Meteorologia

Todo ano, no dia 23 de março, comemora-se o Dia Meteorológico Mundial. A data marca a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, que hoje conta com 188 países e territórios membros. O tema escolhido pela agência da OMM para o Dia da Meteorologia deste ano foi: “O Oceano, nosso clima e tempo”. O tema destaca a importância em conectar o oceano, o clima e o tempo, além disso, marca o Lançamento da Década das Nações Unidas, das ciências dos oceanos para o desenvolvimento sustentável (2021-2030), protocolo que incentiva os esforços para reunir a ciência dos oceanos por meio de ideias inovadoras e transformadoras como uma base de informações para apoiar o desenvolvimento sustentável.

O Dia Meteorológico Mundial também oferece a oportunidade de interagir com as instâncias decisórias e o público em geral a respeito de como utilizamos as observações da atmosfera e do Sistema Terrestre”. Veja o texto original. #WorldWaterDay

No Brasil, o órgão oficial representante da OMM é Instituto Nacional de Meteorologia, porém há vários centros regionais de previsão do tempo, clima e mar que realizam a previsão do tempo e clima para a sociedade.

O “Dia do Meteorologista” é 14 de outubro no Brasil, escolhida por ser alusiva à mesma data de 1980, da promulgação da lei que regulamentou a profissão no país.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - SALA DE MONITORAMENTO 24H.

GERENCIA DE PREVENÇÃO E PREPARAÇÃO - COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199.