NOTÍCIAS

Vai dar Tainha!

14/05/2012 17:22

Nesta terça-feira (15) começa a temporada 2012 da pesca da tainha. Se depender da temperatura, os cardumes já devem começar a aparecer em Santa Catarina. Para amanhã, a previsão é de mínima de 6° no Litoral Sul e Vale do Itajaí. O dia começa com temperatura baixa na madrugada e início da manhã e nevoeiros ao amanhecer. 

Durante o dia deve haver sol na maioria das regiões, mas com aumento de nuvens e chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e Joinville. A máxima pode chegar a 24°. Já no Planalto Sul a manhã será com geada e a temperatura deve chegar a 0°.

Vento de sudeste com variação para nordeste do Oeste ao Planalto e com variação para leste no Litoral e Vale do Itajaí, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

 

Tainhas

 

A tradicional pesca da tainha vai do dia 15 de maio a 15 de julho, e deve movimentar a economia pesqueira nos municípios. Com o fenômeno La Niña, o inverno em Santa Catarina deve ser típico: com dias frios e a presença constante do vento sul, o que atrai as tainhas do Rio Grande do Sul para a costa catarinense. A pesca com barcos industriais tem início apenas no dia 30. Os barcos industriais devem ficar a pelo menos 5 milhas da costa, para que não interfiram na pesca artesanal. Esse prazo diferente é importante porque faz com que mais tainhas se aproximem da costa, sendo apanhadas pelos pescadores artesanais e pelas tarrafas.

Aguarde